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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1232

Título: A história do Brasil na televisão: análise da série É Muita História da Rede Globo
Autor(es): Amorim, Lara Santos de
Fraga, Ana Cecilia Paranagua
Data do documento: Jan-2008
Resumo: Esta monografia tem como objetivo analisar de que forma a História do Brasil foi representada no quadro É muita história, veiculado no segundo semestre de 2007, no programa dominical Fantástico, da emissora Rede Globo. Foram escolhidos três, dos nove quadros apresentados, para a análise. O trabalho tem como foco compreender por quais motivos a representação da história, na Rede Globo (enquanto canal aberto às massas), é realizada por meio do entretenimento, sem nenhum tipo de incentivo ao pensamento crítico e as conseqüências deste tipo de abordagem. Observando-se a diferença entre os programas de conteúdo histórico oferecido, pela mesma emissora, nos canais pagos da TV à cabo e no canal aberto às massas. Após uma breve exposição do contexto social e educacional da sociedade brasileira, bem como das suas raízes culturais, buscou-se nas teorias da comunicação de massa como Newsmaking e Agenda Setting e na teoria das Representações Sociais, da Psicologia Social, a melhor forma de descrever e analisar o quadro, observando-se que o quadro É muita história fazia o uso de recursos, como paródia e estereotipação, para representar a História do Brasil, chegando à conclusão de que o programa apresentado pelo quadro tinha como principal alvo a audiência e não a qualidade da informação. Ao final, são sugeridos programas e canais alternativos com programas de conteúdo histórico em outros formatos, como documentários, por exemplo. É realizada também uma discussão sobre a TV pública e a omissão do poder público frente à programação veiculada nas grandes emissoras como Rede Globo, SBT e Record, guiadas pelas leis do mercado.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1232
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