Logo UniCEUB Centro Universitário de Brasília

Repositório Institucional

voltar ao site

Centro Universitário de Brasília - UniCEUB >
ENF - Enfermagem >
ENF - Monografias >
ENF - Graduação >

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uniceub.br/handle/235/11742

Título: Assistência de enfermagem ao processo parturitivo natural e humanizado
Autor(es): Oliveira Filho, Eduardo Cyrino de
Pinheiro, Marcelle Maria Cardoso
Palavras-chave: Parto humanizado
Enfermagem obstétrica
Trabalho de parto
Data do documento: 11-Abr-2018
Citação: PINHEIRO, Marcelle Maria Cardoso. Assistência de enfermagem ao processo parturitivo natural e humanizado. 2017. 16 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: A humanização é imprescindível em qualquer assistência que prestarmos e se destaca neste momento tão delicado que é a chegada de um filho ao mundo, experiência que não precisa ser triste ou muito menos traumática. Assim como qualquer outra dor, a dor do parto é relativa para cada mãe. Foram evidenciadas inúmeras formas de manejar os incômodos físicos e psicológicos causados pelo trabalho de parto, de maneiras menos invasivas como a deambulação, massagens, terapias complementares, aspersão ou imersão em água, entre outras. A enfermagem tem papel fundamental em monitorar o bem-estar materno-fetal e certificar que a parturiente está sendo ouvida ajudando assim a proporcionar uma experiência positiva, única e inesquecível. Foi realizada uma revisão em formato narrativa que visa descrever os benefícios e as principais assistências da enfermagem a puérpera durante o trabalho de parto natural humanizado.
URI: http://hdl.handle.net/235/11742
Aparece nas coleções:ENF - Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
21340126.pdf317.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.