Logo UniCEUB Centro Universitário de Brasília

Repositório Institucional

voltar ao site

Centro Universitário de Brasília - UniCEUB >
ENC - Engenharia de computação >
ENC - Artigos >
ENC - Cadernos temáticos >

v. 2, n.2, 2 sem. 2011

Página principal da coleção

Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido
Visualizar estatísticas

ISSN 1984-2783

Apresentação

O caderno temático Projetos de Engenharia de Computação é o conjunto de resumos técnicos das pesquisas realizadas pelos alunos de final de curso da Engenharia de Computação sobre a orientação de professores e editado pela FATECS- Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Brasília –UniCEUB. Tem por objetivo divulgar a pesquisa realizada e incentivar a produção científica na graduação, servindo como amplo espaço de visibilidade das diversas técnicas e metodologias aplicadas.

São expostos resumos sobre os projetos desenvolvidos por alunos, hoje engenheiros de computação, sobre a orientação de professores do curso, que conseguiram trespassar a fronteira entre a ideia e a viabilização prática da mesma.

As publicações no Caderno se enquadram em, pelo menos um dos eixos temáticos que compõem sua linha editorial, de acordo com o projeto pedagógico do curso: automação e controle e redes de computadores, agregando conhecimentos em áreas como eletrônica digital, telecomunicações e sistemas computacionais.

O leitor tem a possibilidade de consultar no Repositório Institucional do UniCEUB o material completo do trabalho desenvolvido

Equipe Editorial

  • Reitor: Getúlio Américo Moreira Lopes
  • Presidente do Conselho Editorial do UniCEUB: Elizabeth Regina Lopes Manzur
  • Diretor da Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS: José Pereira da Luz Filho
  • Abiezer Amarilia Fernandes
  • Francisco Javier de Obaldia Diaz
  • Maria Marony Sousa Farias Nascimento

Endereço e contatos

Biblioteca Reitor João Herculino

SEPN 707/907 Campus do UniCEUB

Cep 70790-075 Brasília-DF

Fone: 61 3966-1349

E-mail:biblioteca@uniceub.br


Sistema para atendimento de mesas em restaurantes controladas por rádio-frequência

Autora: Aline de Oliveira Ataide

Orientador: Francisco Javier de Obaldía Díaz



Resumo

Este estudo propõe o desenvolvimento de um sistema composto de módulos cujo funcionamento substitui os arcaicos meios de comunicação entre clientes de bares, restaurantes e similares e os garçons ou atendentes. O sistema consiste em um botão acessível pelo cliente que por meio de um microcontrolador PIC16F628A comunica via transmissão de radio-frequência o número da mesa que está solicitando atendimento a um receptor RF conectado a outro PIC16F628A que, por sua vez encaminha as informações para o conversor MAX232 para que o número da mesa possa ser exibido em realce em uma tela de um microcomputador. Nesse sentido, temos como objetivos específicos a construção de um protótipo composto por 3 (três) módulos: 2 (dois) hardwares transmissores das informações por radiofrequência e 1( um) hardware receptor. Além disso, temos como objetivo construir uma interface gráfica para simular a organização das mesas do ambiente, gerenciar o sistema e mostrar o número de cada mesa em um monitor . O resultado do projeto atendeu aos objetivos propostos, mostrou que o sistema faz uso de equipamentos computacionais simples , de baixo custo e com materiais de fácil obtenção no mercado e facilitando por isso sua possível utilização comercial.



Controle e automação de iluminação residencial por telefone

Autor: André José Martins de Souza

Orientadora: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

Este trabalho apresenta um dispositivo de controle e automação de iluminação residencial por telefone. O projeto integra um módulo GSM, microcontrolador PIC16F877A, sensor de luminosidade e relés, o projeto liga ou desliga a iluminação através de acionamento pelo sensor de luminosidade ou de acordo com a mensagem SMS padrão enviada pelo cliente previamente cadastrado. Controlado através de linguagem de programação C e com utilização de comandos AT, o microcontrolador faz a leitura do SMS ou da tensão do sensor LDR e age de acordo com o programado, enviando sinais lógicos de 0V ou 5V à placa de relés. O sistema tem uma logística de notificação ao cliente sobre quaisquer alterações de iluminação, seja pelo sensor LDR, seja por solicitação através de SMS do cliente. O protótipo é composto por maquete de uma casa em conjunto com o dispositivo, e mostrou resultados satisfatórios sendo possível sua replicação em uma área de atuação real.



Controle de velocidade em longos trechos por RFID

Autor: Arthur Filipe Gaze de França Stecanela Savi

Orientadora: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

Neste projeto, é proposto o controle de velocidade de uma via pública, utilizando-se a tecnologia RFID (identificação por rádio frequência) e um sistema desenvolvido em linguagem de programação Java. O protótipo consiste em identificar o horário exato em que um veículo entra em uma área de monitoramento, assim como o horário exato de saída dessa área. Desta forma, tendo o horário de entrada e saída, obtémse o tempo gasto para atravessar esta área. Com a distância fixa e conhecida determina-se a velocidade através da fórmula vm = d/t (velocidade média igual a distância dividida pelo tempo). A comprovação, através de diversos estudos, de que a redução da velocidade dos carros que transitam na via gera um trânsito mais seguro, torna evidente a necessidade do desenvolvimento de um mecanismo de controle de velocidade mais eficaz. Os objetivos alcançados demonstram que é possível atingir tal meta gerando maior segurança para todos no trânsito.



Monitorização eletrônica da pressão em cilindros de oxigênio medicinal

Autor: Claudiney Alves Moreira

Orientadora: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

O presente trabalho tem como objetivo, a partir do desenvolvimento do protótipo de um dispositivo de monitoração eletrônica da pressão em cilindros de oxigênio medicinal, permitir que os usuários dos cilindros obtenham o volume do oxigênio que se encontra armazenado no cilindro em condições de pressão ambiente, na qual o oxigênio é utilizado, de maneira simples e automática. O dispositivo desenvolvido auxiliará o usuário com informações referente ao consumo medido no último minuto, estimativa da autonomia do cilindro com base no volume consumido do último minuto e emitirá um alerta ao usuário por ocasião da baixa autonomia do cilindro.



Solução de etiquetas de preço digitais para comércio controladas remotamente

Autor: Felipe Souto Pereira

Orientadora: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

Neste trabalho é apresentado uma solução de etiquetas de preço digitais para comércio controladas remotamente. Seu uso possibilita reduzir o desperdício de papel utilizado nas etiquetas convencionais. No projeto, o controle do conteúdo das etiquetas é feito através de um programa desenvolvido para computador, que permite maior agilidade na manutenção dos preços dos produtos. Por intervenção do usuário, os dados referentes aos produtos são enviados a um dispositivo que faz a transmissão das informações por radiofrequência. Essa transmissão utiliza um protocolo de comunicação próprio, com codificação dos dados e algoritmos de detecção de erros. Um dispositivo mantém os produtos listados no computador sincronizados com as etiquetas eletrônicas, utilizando o protocolo. As etiquetas eletrônicas captam os dados, realizam a validação do protocolo e os exibem em um display de cristal líquido. Possuem ainda a capacidade de armazenar os dados recebidos em memória não-volátil, sendo úteis nos casos de desligamento ou esgotamento da fonte de energia. Por serem dispositivos compactos, as etiquetas podem ser fixadas em gôndolas, além de possuírem mobilidade para uso em quaisquer áreas no interior do estabelecimento.



Interruptor Digital

Autor: Guilherme da Costa Silva

Orientadora: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

Este trabalho apresenta a proposta de criação de um interruptor digital eletrônico para automação residencial e de leitos hospitalares. Este tem como objetivo automatizar o sistema iluminação, auxiliando idosos, deficientes físicos e pacientes hospitalizados. Fazendo uso da tecnologia dos sensores de pressão e do microcontrolador Arduino com ATmega328p. Para seu funcionamento, o microcontrolador é ligado a dois sensores de pressão. O código programado no microcontrolador calculará a diferença de pressão entre os sensores a partir do movimento linear sobre uma placa de acrílico, na qual, estão situados os sensores nas extremidades. Esses sensores serão acoplados junto ao microcontrolador e colocados em uma superfície plana, posicionados em uma armação acrílica. Com o movimento linear para baixo será enviado um sinal para o microcontrolador acionando o comando necessário para selecionar, acender ou apagar as lâmpadas.



Simulações interativas de experimentos laboratoriais de física e mecânica

Autor: Henrique Grande Neto

Orientadora: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

Neste trabalho, é mostrado que o ensino de Física no Brasil passa por dificuldades e que novos métodos de ensino, mais modernos e com uma maior participação do aluno são necessários. Desta forma, é proposta a criação de uma aplicação virtual onde alunos e professores possam interagir e realizar dois experimentos de Física I: Plano Horizontal e Plano Inclinado, ambos, com e sem atrito. Fazem parte das etapas de desenvolvimento desta aplicação a criação dos diagramas de caso de uso, atividades e classes, projeto de telas e a programação. A aplicação é feita em linguagem Java, gratuita, e pode ser executada localmente em qualquer computador pessoal. A aplicação apresenta gráficos, tabelas e animações, de forma similar ao que é feito no laboratório de física, com equipamentos de precisão. De acordo com testes e comparativos feitos, a aplicação apresenta resultados muito próximos aos encontrados no ambiente de laboratório, com erro médio menor que 1%. Dentre as vantagens deste trabalho em comparação ao que já é feito atualmente nos laboratórios de física estão a economia, a possibilidade de realizar o experimento num ambiente acadêmico ou doméstico e a maior interatividade do usuário com o experimento. Ao final, são sugeridas atividades e perguntas que os professores podem fazer aos alunos.



Automação Residencial usando tecnologia IEEE 802.15.4 Zigbee

Autor: Hugo Gabriel Lins Gomes

Orientadora: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

Este projeto surgiu a partir da observação das necessidades do dia a dia de algumas pessoas com dificuldade de locomoção, com o intuito de proporcionar maior conforto e inclusão de projetos de automação na construção civil é proposto um sistema de acionamentos de dispositivos de iluminação e ventilação de ambientes de uma residência, utilizando a comunicação wireless para acionar tais dispositivos, fazendo uso da tecnologia ZigBee. Ainterface computacional interage com o módulo coordenador que envia as informações à placa XBee-Pro cuja finalidade é encaminhar as solicitações do sistema para o módulo remoto. O módulo remoto também contém um módulo XBee-Pro, além de um microcontrolador.



Sistema WEB de registro de presença via leitura biométrica de impressão digital para instituições de ensino

Autor: Igor Carvalho Oliviera

Orientador: Francisco Javier de Obaldia Díaz



Resumo

Este trabalho tem o objetivo de proporcionar uma solução alternativa e inovadora para a questão do registro de presença de alunos em instituições de ensino. Tal registro de presença baseia-se na leitura biométrica das respectivas impressões digitais dos alunos através de um software, sendo executado remotamente e de maneira centralizada em um servidor da instituição. Após recebidas as informações da presença ou ausência dos alunos, tais registros serão salvos no banco de dados para posteriores operações de contabilização, disponibilização e consulta. O resultado deste trabalho consiste na efetiva implementação do sistema de presença eletrônica, possibilitando a realização do registro de controle de assiduidade dos alunos por parte das entidades responsáveis. Desta forma, observa-se que, através de conceitos de distribuição de sistemas, protocolos de rede, desenvolvimento de software, transmissão de sinais e cálculos estatísticos, a implementação e posterior utilização de tal solução nas operações acima citadas é totalmente viável.



Sistema de monitoramento de alarme automotivo utilizando SMS

Autor: Murilo Cabral Rodrigues

Orientador: Francisco Javier de Obaldia Díaz



Resumo

Este projeto apresenta um dispositivo de monitoramento de alarme automotivo por meio de uma mensagem de alerta via SMS. O projeto tem como principal objetivo desenvolver um sistema agregado ao alarme automotivo que funcione como um adicional na segurança do veículo. Será apresentado no desenvolvimento do projeto um circuito responsável pela simulação do alarme do carro, correspondente ao sensor infravermelho que, ao detectar presença, acionará o buzzer. Em seguida, com este circuito acionado, será feita a comunicação com microcontrolador Atmega328p presente na plataforma Arduino. Esta plataforma fará a comunicação com o modem G24GSM, através de um conversor de sinais TTL para comunicação serial RS-232, o MAX232. Posteriormente, o usuário receberá um SMS em seu celular com uma mensagem de alerta: “Alarme acionado: Favor Verificar!”. Este protótipo mostra uma das inúmeras possibilidades que se pode agregar a um sistema de alarme automotivo, tendo como principal foco a segurança do proprietário do veículo. Além disso, contribui para o desenvolvimento de um projeto utilizando a plataforma Arduino, que têm sido bastante utilizada em projetos acadêmicos devido à facilidade de desenvolvimento e implementação de projetos com esta plataforma.