Logo UniCEUB Centro Universitário de Brasília

Repositório Institucional

voltar ao site

Centro Universitário de Brasília - UniCEUB >
ENC - Engenharia de computação >
ENC - Artigos >
ENC - Cadernos temáticos >

v. 3, n.1, 1° sem. 2012

Página principal da coleção

Assinar esta coleção para receber notificações por e-mail de cada item inserido
Visualizar estatísticas

ISSN 1984-2783

Apresentação

O caderno temático Projetos de Engenharia de Computação é o conjunto de resumos técnicos das pesquisas realizadas pelos alunos de final de curso da Engenharia de Computação sobre a orientação de professores e editado pela FATECS- Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário de Brasília –UniCEUB. Tem por objetivo divulgar a pesquisa realizada e incentivar a produção científica na graduação, servindo como amplo espaço de visibilidade das diversas técnicas e metodologias aplicadas.

São expostos resumos sobre os projetos desenvolvidos por alunos, hoje engenheiros de computação, sobre a orientação de professores do curso, que conseguiram trespassar a fronteira entre a ideia e a viabilização prática da mesma.

As publicações no Caderno se enquadram em, pelo menos um dos eixos temáticos que compõem sua linha editorial, de acordo com o projeto pedagógico do curso: automação e controle e redes de computadores, agregando conhecimentos em áreas como eletrônica digital, telecomunicações e sistemas computacionais.

O leitor tem a possibilidade de consultar no Repositório Institucional do UniCEUB o material completo do trabalho desenvolvido

Equipe Editorial

  • Reitor: Getúlio Américo Moreira Lopes
  • Presidente do Conselho Editorial do UniCEUB: Elizabeth Regina Lopes Manzur
  • Diretor da Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas - FATECS: José Pereira da Luz Filho
  • Abiezer Amarilia Fernandes
  • Francisco Javier de Obaldia Diaz
  • Maria Marony Sousa Farias Nascimento

Endereço e contatos

Biblioteca Reitor João Herculino

SEPN 707/907 Campus do UniCEUB

Cep 70790-075 Brasília-DF

Fone: 61 3966-1349

E-mail:biblioteca@uniceub.br


Controle de Irrigação de Hortaliças por Microcontrolador

Autor: Augusto Ávila do Nascimento Inácio

Orientadora: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

Neste trabalho é apresentada uma solução para automatização de um sistema de irrigação de culturas de hortaliças com baixo investimento. Para pequenos produtores rurais, a cultura de hortaliças é uma alternativa de produção e comércio que cativa pela variedade de espécies e por não concorrer com atividades extensivas. Neste intuito, a proposta deste trabalho visa possibilitar a criação e aplicação de um circuito de controle específico para irrigação de pequenas hortas. A partir do estudo da necessidade hídrica das culturas da alface, beterraba, cenoura e tomate. Aplicando conhecimento de circuitos e programação de microcontroladores. Resultando em um protótipo representativo que simule o ambiente real de acionamento de válvulas solenóides. O protótipo se aplicado a sua condição real de uso deve auxiliar pequenos e médios produtores rurais no processo de irrigação no período da seca e para os solos e clima da região Centro-Oeste do Brasil, utilizando um circuito de simples confecção, e uma interface com usuário amigável possibilitando abranger maior número de usuários.



Controle de luminosidade de alta eficiência, adaptável ao ambiente, utilizando lâmpada de LED

Autor: Diego Zeuner Fagundes Santos

Orientadora: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

Neste trabalho é apresentado um projeto de controle de luminosidade, adaptável ao ambiente utilizando lâmpada de LED. Com isso, procura-se demonstrar uma possibilidade de uso mais eficiente da energia elétrica, no que diz respeito à iluminação, por meio do controle da luminosidade, evitando assim, ambientes com luminosidade excessiva ou insuficiente, aproveitando a iluminação natural. O ajuste da luminosidade é feito da seguinte forma: a luminosidade é ajustada para ficar aproximadamente constante em torno de um valor especificado por programação (em lux). A luminosidade aumenta automaticamente à medida que o ambiente vai escurecendo e diminui à medida que a luminosidade natural vai aumentando, evitando desperdício de energia. O controle de luminosidade é realizado pelo uso de sensor e do microcontrolador PIC16F877. O sensor de luminosidade utilizado foi o LDR (Light Dependant Resistor). O microcontrolador é utilizado para realizar as leituras do sensor e ajustar a luminosidade ambiente, pelo ajuste da potência entregue à lâmpada. Para realizar o controle da potência na lâmpada e assim controlar sua luminosidade, foi utilizada a modulação por largura de pulso, PWM (Pulse Wide Modulation). A alta eficiência energética proposta neste trabalho advém da economia obtida com o uso da lâmpada LED (baixo consumo) e do controle da luminosidade por meio de sensor, PWM e microcontrolador. Dessa forma, o presente trabalho procura demonstrar por meio de elaboração de um protótipo a possibilidade de refletir sobre a promoção de atitudes sustentáveis quanto ao consumo de energia elétrica, contribuindo para a reflexão sobre o consumo sustentável aliado ao combate ao desperdício.



Acionamento remoto de portões elétricos via celular através de microcontrolador

Autor: Gustavo Moura Fé Maia

Orientadora: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

Este projeto apresenta um dispositivo de acionamento remoto de portões elétricos via celular utilizando microcontrolador. O projeto integra a placa Arduino UNO, cujo microcontrolador é ATmega328, uma placa com módulo GSM SIM900 e uma placa com módulos relés num único protótipo. O protótipo realiza cadastro de usuários, adicionando novos ou removendo cadastros já existentes, através de mensagem de texto enviada por um administrador do sistema – o primeiro usuário a mandar um SMS ao protótipo. O protótipo, ao receber uma chamada, faz a identificação da ligação e a compara aos telefones cadastrados em seu SIM Card; e envia um pulso elétrico ao módulo relé acionando o portão elétrico caso o usuário seja cadastrado. A linguagem de programação utilizada para o desenvolvimento foi a Arduino que implementa as linguagens Processing e C.



Sensor de presença de pedestres em semáforos das comerciais do plano piloto

Autor: Henrique Selvero Menezes Cardoso

Orientadora: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

Este trabalho visa mostrar uma alternativa de solução que poderia substituir o botão para pedestres situado em sinais de trânsito, que, quando pressionados, têm o objetivo de diminuir o tempo de espera dos mesmos, fechando o trânsito de veículos em um menor espaço de tempo. Tal botão pode ser encontrado em vários pontos do DF, inclusive nas comerciais do plano piloto, foco principal deste trabalho. Para tal, será utilizado um sensor de presença, que, após a identificação do pedestre, irá enviar tal informação a um microcontrolador que irá possibilitar a passagem do mesmo no menor período de tempo possível. Além disso, um som será emitido, para que o pedestre tome conhecimento de que o sistema o identificou e está em funcionamento.. Especificamente, o projeto tem como objetivo a segurança na troca de mensagens via Bluetooth. Esta segurança será provada através de tentativas de captura da mensagem, mostrando que a mesma está criptografada.



Sistema microcontrolado para funcionamento alternado e automático de motobombas de recalque

Autor: Jose Aliézio Amaro Severo

Orientadora: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

Neste projeto é proposto a automação, o supervisionamento e o controle da alternância de motobombas de recalque em um sistema de abastecimento de água para consumo humano, que pode ser utilizado em qualquer tipo de edificação que possua um sistema de abastecimento com reservatórios inferiores e superiores, tais como: edifícios de condomínios residenciais e comerciais, privados ou públicos e unidades de fabricação que exigam água em seus processos. A automação de motobombas tem como objetivo reduzir os custos operacionais e de manutenção dos motores e das bombas, pois a alternância permite um desgaste linear das partes móveis dos motores de indução e bombas, facilitando a execução da manutenção preventiva, conforme manual de manutenção programada dos fabricantes dos motores e bombas de recalque. A arquitetura do projeto é formada por uma placa de alimentação de 220Vca/12Vcc que alimenta uma placa de interface, com saídas para as motobombas de recalque e portas de interface com o microcontrolador Arduino,dispositivo responsável pelo automatismo.



Sistema automatizado de irrigação para culturas específicas

Autor: Marco Antonio Caixeta Altoé

Orientadora: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

Neste projeto é desenvolvido um sistema de controle de irrigação automatizado que agrega várias tecnologias, de forma a tornar a vida do pequeno agricultor mais simples e contribuir para o uso racional da água e aumento da produção. No projeto foi utilizado um sensor de umidade de solo que detecta se o solo está seco ou molhado de acordo com a cultura escolhida, acionando o sistema de irrigação apenas quando houver necessidade de água. Para o desenvolvimento do projeto utilizou-se um microcontrolador PIC16F877A, que recebe a informação vinda do sensor de umidade do solo e ativa uma válvula de solenóide, acionada por um relé, ligando ou desligando o sistema de irrigação. A linguagem de programação utilizada foi a C.



Implementação de solução para gerenciamento de capacidade baseado em regressão linear

Autor: Rodrigo de Andrade Monção

Orientador: Francisco Javier de Obaldia Díaz



Resumo

Este projeto tem o objetivo de criar uma solução que auxilie gestores de Tecnologia da Informação na tomada de decisões relacionadas ao consumo de recursos em ambientes VMware. O projeto consiste na análise dos dados de desempenho do ambiente VMware, criação de gráficos de análise de tendência a partir da teoria de regressão linear e a criação de um website que disponibilize estes gráficos para os usuários finais. O projeto foi concebido a partir da leitura dos principais livros da ITIL (Information Tecnology Infrastructure Library), principalmente o livro de concepção do serviço (Service Design), o qual possui o processo de gerenciamento de capacidade. Todo o projeto foi realizado baseando-se nos conceitos estatísticos de regressão linear. Para a realização deste projeto foram utilizados os seguintes softwares: Microsoft Windows Server, Microsoft SQL Server, Microsoft SQL Server Management Studio, MySQL, MySQL Workbench, PHP, Apache, Microsoft Office Excel e VMware VCenter.



Sistema de análise para eletrocardiograma

Autor: Willian Verri Carneiro Magalhães

Orientador: Francisco Javier de Obaldia Díaz



Resumo

O monitoramento e a análise dos sinais da atividade elétrica cardíaca são amplamente utilizados na medicina como auxílio para diagnosticar doenças e fazer a avaliação do quadro clínico de um paciente. Cerca de 12% dos jovens brasileiros entre 20 e 40 anos tem problemas cardiovasculares, além de 70% a 80% das mortes de idosos serem causadas por doenças coronárias. O monitoramento utilizando o eletrocardiograma se torna fundamental para a prévia detecção de anormalidades capazes de indicar propensão ao desenvolvimento ou a existência destas doenças. Apesar de ser um exame não invasivo e de custo acessível, torna-se algo inconveniente ao paciente o deslocamento ou ter de permanecer em um hospital para a realização deste exame, para contornar este problema criou-se o sistema de home care, onde o paciente pode ser examinado no conforto de sua residência enquanto é monitorado por uma equipe especializada. A análise deste tipo de sinal, no entanto, demanda tempo devido a quantidade de informações a serem analisadas. O presente trabalho tem como proposta uma alternativa para a análise automatizada de sinais de eletrocardiograma. O algoritmo foi desenvolvido para o ambiente MatLab, utilizando a Transformada Discreta Wavelet como base para a análise do sinal, que teve como principal objetivo a detecção do complexo QRS, principal ponto de referência para detectar e diagnosticar doenças cardíacas. O desempenho do algoritmo foi avaliado por intermédio da execução do mesmo utilizando como dados de entrada os eletrocardiogramas da base de dados MITDBBIH de arritmias, sendo possível a comparação dos complexos QRS detectados pelo algoritmo com anotações realizadas por cardiologistas, encontrando por intermédio do método aqui apresentado taxas de acerto superiores a 95%.



Automatização para painéis eletrônicos publicitários de alta definição

Autor: Wilson Gotti Neto

Orientadora: Maria Marony Sousa Farias Nascimento



Resumo

Visando principalmente melhorar a automatização de painéis eletrônicos de alta definição, dada à expansão do segmento mídia out of home no Brasil e no mundo, é proposta uma solução gerenciadora que permite a publicação segmentada de conteúdos em uma rede de painéis eletrônicos. Neste projeto, foi desenvolvida uma solução gerenciadora, composta de dois softwares, um software cliente que deve ser instalado em cada um dos painéis digitais, responsável por ligar e desligar o equipamento em horários definidos e exibir o conteúdo publicitário, e um software servidor, que se comunica com o software cliente informando e disponibilizando o conteúdo a ser exibido, de acordo com a programação definida pelo administrador. Além da função intrínseca do sistema, que é disponibilizar e veicular conteúdo, o mesmo é capaz de gerar relatórios de veiculação, de forma a auxiliar a medição e análise dos resultados obtidos nas campanhas de comunicação e marketing.