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Título: A inclusão social do negro no livro didático de língua portuguesa do Ensino Fundamental após a implementação da Lei 10.639/03
Autor(es): Rosa, Maria Eneida Matos da
Silva, Anatalice Mota da
Palavras-chave: Livro didático
Lei 10.639/03
Inclusão social
Ensino Fundamental
Data do documento: 19-Fev-2014
Resumo: O tema deste trabalho acadêmico é averiguar como se dá a inclusão do negro no livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, após a Lei 10639/03. Faz um breve percurso do que foi a escravidão e dos argumentos utilizados pelos europeus para dominarem os povos africanos. E ainda discorre sobre as teorias cientificistas do século XIX, que foram utilizadas para justificar a inferioridade do afrodescendente no Brasil, reforçando a discriminação racial, e, tendo como consequência a exclusão social do negro até os dias de hoje. Apresenta como resultado a criação da Lei, que obriga a inserção em todo o Currículo Educacional do ensino de história e culturas africanas e afrobrasileiras. O trabalho também traz a análise de textos de livros didáticos do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa distribuídos pelo MEC e adotados pelas escolas do Distrito Federal. Como resultado da pesquisa, constatou-se que nesses compêndios, mesmo após a implementação da Lei, há textos que reforçam o racismo no espaço escolar.
URI: http://hdl.handle.net/235/4539
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