Logo UniCEUB Centro Universitário de Brasília

Repositório Institucional

voltar ao site

Centro Universitário de Brasília - UniCEUB >
LET - Letras >
LET - Monografias >
LET - Graduação >

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/235/4540

Título: O professor de língua portuguesa na era digital
Autor(es): Montenegro, Maria Eleusa
Abreu, Autilene Santos
Palavras-chave: Tecnologia e ensino
Internet e educação
Mídias digitais na escola
Data do documento: 19-Fev-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada em escolas públicas e particulares da Região Administrativa Gama (RA II) do Distrito Federal, sobre como os professores de Língua Portuguesa do ensino médio estão utilizando os recursos tecnológicos, também conhecidos como gêneros digitais (blogs, bibliotecas virtuais, redes sociais – facebook, twiter etc.) em sua metodologia de ensino na sala de aula. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa em dez escolas, cinco públicas e cinco particulares, sobre o uso das tecnologias digitais como recurso pedagógico. Diante disso, foi elaborado um roteiro de entrevista para os professores. Em seguida, foram criadas seis categorias para agrupar os dados sobre o uso das tecnologias digitais na sala de aula aqui apresentados das escolas públicas e particulares: 1) Metodologia/Técnicas/Recursos utilizados; 2) Recursos da escola; 3) Preparação para o trabalho; 4) Tecnologia em educação; 5) Frequência na utilização das TIC’S; 6) Contatos por meio digitais. Os dados revelam que os recursos tecnológicos mais utilizados em sala pelos professores das escolas particulares são lousas eletrônicas, sites de pesquisa, sala 3D, portal escolar e internet. Em relação à escola pública, conclui-se que os recursos mais utilizados são teleclasse, laboratório de informática, internet e data-show. Ensinar não é tarefa fácil, para ser um bom professor é preciso atualização constante no que diz respeito aos conteúdos trabalhados em sala de aula e, também, quanto aos recursos didáticos utilizados. Com as TIC's, esse aprimoramento por parte dos docentes deve ser mais acentuado, pois a atual geração de alunos nascidos na era digital está inserida em uma nova forma de aprender.
URI: http://hdl.handle.net/235/4540
Aparece nas coleções:LET - Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC PÓS BANCA.pdf235.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.