Logo UniCEUB Centro Universitário de Brasília

Repositório Institucional

voltar ao site

Centro Universitário de Brasília - UniCEUB >
ADM - Administração >
ADM - Monografias >
ADM - Graduação >

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/235/4954

Título: As adaptações de uma construtora decorrentes da nova revisão do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H
Autor(es): Duarte, José Domingos
Branco, Marcelo Teixeira Castelo
Palavras-chave: Sistema de Gestão da Qualidade
Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat
Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC
Data do documento: 5-Mai-2014
Resumo: Nos últimos anos, muitas empresas do ramo da construção civil buscaram a certificação no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat – PBQP-H. Desde então, o programa vem sendo revisado, tendo a sua última revisão publicada em 12 de dezembro de 2012. O presente trabalho visou evidenciar as mudanças do requisito normativo, bem como identificar as percepções de uma construtora em relação a estas mudanças e como esta empresa se adaptou às alterações do Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC do PBQP-H. A pesquisa é realizada na Engemasa Engenharia Ltda, uma empresa do ramo da construção civil atuante na região do Distrito Federal, certificada no nível “A”. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de se identificar os motivos, dificuldades e benefícios em se ter um programa de qualidade implantado, as alterações entre a última e a penúltima versão do SiAC. Posteriormente, realizou-se uma entrevista com os responsáveis pelo andamento do Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ na empresa para identificar como a empresa reagiu às modificações do programa, evidenciando seus benefícios e dificuldades enfrentadas ao se atender às novas exigências. Por fim, a conclusão deste trabalho procurou colaborar para uma melhor compreensão da qualidade no setor da construção civil, ao explorar o assunto.
URI: http://hdl.handle.net/235/4954
Aparece nas coleções:ADM - Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2040133-8.pdf388 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.