Logo UniCEUB Centro Universitário de Brasília

Repositório Institucional

voltar ao site

Centro Universitário de Brasília - UniCEUB >
DIR - Direito >
DIR - Monografias >
DIR - Graduação >

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/235/5631

Título: O abandono intelectual: os pais que propiciam os estudos dos filhos fora do ensino formal cometem abandono intelectual?
Autor(es): Moura, Humberto Fernandes de
Moura, Andréa Cristina de Almeida
Palavras-chave: Crianças
Adolescentes
Menores
Pais
Filhos
Proteção
Integral
Educação
Desenvolvimento
Formação
Abandono
Intelectual
Crime
Data do documento: 25-Set-2014
Resumo: As crianças e adolescentes por serem sujeitos de direitos fundamentais e possuírem a característica peculiar de constante desenvolvimento, diferenciam-se do restante das pessoas. Dessa forma, o Estado, através da Constituição Federal, Convenções de Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente e Lei de Diretrizes e Bases visa proteger os direitos e interesses dos menores (criança e adolescente). Posto isso, foram criados vários princípios orientadores para a proteção dos direitos da criança e do adolescente, são eles: princípio da prioridade absoluta, princípio do melhor interesse e princípio da municipalização ou descentralização, todos visando a aplicação de forma ampla de todos os direitos assegurados aos menores. A educação é um dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, pois é necessária para o desenvolvimento amplo da sua personalidade. A educação deverá ser garantida de forma gratuita pelo Estado e os pais terão o dever de matricular seus filhos em uma instituição de ensino regular. O Estatuto da Criança e Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases criaram artigos que visam a punição administrativa para os pais que cometam essa omissão em relação aos estudos do filho, contudo já era existente o artigo 246 do Código Penal, que consiste no crime de Abandono Intelectual, que se refere a omissão dos pais sem justa causa a promover o ensino fundamental dos filhos, o tipo penal tem a pena alternativa, podendo ser de detenção ou multa, dependerá do caso concreto, sendo assim, o Juiz Marcos Flávio Padula, condenou os pais dos menores, eram privados do ensino regular, a pagarem multa de três salários mínimos, pois esses haviam descumprido o que estabelece a legislação.
URI: http://hdl.handle.net/235/5631
Aparece nas coleções:DIR - Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20978540.pdf582.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.