Logo UniCEUB Centro Universitário de Brasília

Repositório Institucional

voltar ao site

Centro Universitário de Brasília - UniCEUB >
BIO - Ciências biológicas >
BIO - Monografias >
BIO - Graduação >

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/235/6309

Título: A construção de blogs como um recurso pedagógico para o ensino de Biologia
Autor(es): Cordova, Bianca Carrijo
Oliveira, Érica Feitosa
Palavras-chave: Tecnologias de informação e comunicação
Blog educacional
Data do documento: 2011
Resumo: Tornar o processo de ensino-aprendizagem em Biologia mais atraente e estimulante é o desejo de muitos professores, que tentam utilizar diferentes recursos em suas aulas, tais como televisão, jogos, data show, livro didático e mais recentemente o computador e a internet. Mas como inserir na prática docente esses dois últimos elementos? Uma possibilidade seria a utilização de blogs, que pela facilidade de criação, manutenção e alojamento de diferentes tipos de mídias em um só local oferece ao professor a possibilidade de desenvolver em seus alunos diferentes habilidades, tais como pesquisa de informação, produção de textos, seleção e síntese de conteúdos, entre outras. Para avaliar a viabilidade do uso de blogs no ensino de Biologia desenvolveu-se a presente pesquisa em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública. A turma foi dividida em seis grupos, os quais criaram blogs sobre temas determinados. Os resultados obtidos por meio de um questionário demonstraram que o blog é uma ferramenta muito bem aceita pelos alunos, estes consideram inclusive que houve um maior estímulo a pesquisa de conteúdos, porém quando feita a avaliação dos blogs publicados pela turma, não foi possível constatar tal fato já que os conteúdos foram copiados quase que literalmente dos sites usados como referência. Percebeu-se que a construção de blogs com finalidade educativa apresenta alguns elementos dificultadores, como por exemplo, é um recurso que demanda um tempo mais longo de aplicação para que se possa utilizar todas as suas potencialidades.
URI: http://hdl.handle.net/235/6309
Aparece nas coleções:BIO - Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20803139.pdf968.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.