Logo UniCEUB Centro Universitário de Brasília

Repositório Institucional

voltar ao site

Centro Universitário de Brasília - UniCEUB >
DIR - Direito >
DIR - Monografias >
DIR - Graduação >

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uniceub.br/handle/235/8625

Título: Testamento vital: o direito à morte digna
Autor(es): Alves, Luciano de Medeiros
Ferreira, Larissa Lima
Palavras-chave: Eutanásia
Ortotanásia
Morte
Testamento vital
Dignidade da pessoa humana
Data do documento: 2015
Citação: FERREIRA, Larissa Lima. Testamento vital: o direito à morte digna. 2015. 126 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015
Resumo: O presente trabalho versa sobre as possibilidades de aplicação das disposições pertencentes ao testamento vital em situações de terminalidade da vida. Este estudo teve suas raízes firmadas no impasse que o direito à vida – consagrado pelo artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil como um direito fundamental – enfrenta diante do uso de métodos de prolongamento artificial da vida em enfermos em estado vegetativo ou terminal. Questiona-se, na alusiva hipótese, se o referido direito não iria de encontro ao princípio constitucional do direito da dignidade da pessoa humana. Em busca de respostas, foi realizada uma pesquisa pormenorizada acerca da matéria, trazendo ao trabalho entendimentos de autores renomados, jurisprudências, relatos de casos reais e comparações com legislações estrangeiras, tendo sido esses elementos trabalhados em conjunto com a análise das resoluções do Conselho Federal de Medicina. Assevera-se que as fontes bibliográficas foram retiradas de livros, internet e revistas. Por fim, concluiu-se que, embora a Resolução nº 1.995 tenha trazido notável progresso ao tema, a carência de legislação e de discussões alusivas à respectiva matéria torna inviável a determinação tanto de diretrizes, como do âmbito de incidência do testamento vital, de forma a não se ter um entendimento pacífico a respeito do impasse supracitado.
URI: http://hdl.handle.net/235/8625
Aparece nas coleções:DIR - Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
21178190.pdf1.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.