Logo UniCEUB Centro Universitário de Brasília

Repositório Institucional

voltar ao site

Centro Universitário de Brasília - UniCEUB >
REL - Relações Internacionais >
REL - Monografias >
REL - Graduação >

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/235/9548

Título: A América Latina no Sistema Internacional de Gestão Ambiental
Autor(es): Fonseca, Roberta Vieira de Almeida
Data do documento: 2003
Citação: FONSECA, Roberta Vieira de Almeida. A América Latina no sistema internacional de gestão ambiental. 2003. 63 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: A presente dissertação objetivou fazer um estudo a respeito das diferenças de comportamento entre as empresas dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos em relação à adoção do certificado ISO 14000. As políticas públicas e não públicas voltam-se praticamente aos mesmos pontos quanto à proteção do meio ambiente, porém tem-se observado destaque referente aos sistemas voluntários. Esses sistemas têm tido maior aceitação no mercado externo, reconhecimento internacional e vêm sendo exigido pelas sociedades de determinados países. Essa exigência deve-se, entre outros aspectos, ao fato dos consumidores daqueles países já terem uma postura que valoriza a saúde (qualidade de vida) e o meio ambiente nas suas escolhas pessoais. No presente trabalho observou-se ainda que a baixa certificação ISO 14000 nos PED’s, mais especificamente na América Latina, está associada à baixa renda e ao ensino insuficientes, às deficiências dos seus Estados em prover infraestrutura satisfatória à sociedade e auxilio às empresas que valorizam a redução da degradação ambiental. As rendas familiares insuficientes, presentes nos países Latinos Americanos, não permitem que a grande maioria de sua população estimule a adoção de certificados ISO 14000 no setor privado. Pois estes podem ser mais caros e parte da renda familiar dessa região está comprometida com a infraestrutura que o Estado não provê.
URI: http://hdl.handle.net/235/9548
Aparece nas coleções:REL - Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
9967327.pdf562.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.