Logo UniCEUB Centro Universitário de Brasília

Repositório Institucional

voltar ao site

Centro Universitário de Brasília - UniCEUB >
ECI - Engenharia civil >
ECI - Monografias >
ECI - Graduação >

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/235/9551

Título: Análise da influência do formato de edifícios submetidos a cargas gravitacionais e laterais na eficiência estrutural
Autor(es): Nascimento, Mateus José Parente Soares do
Palavras-chave: Análise estrutural
ETABS
Formatos diferentes
Comparação estrutural
Structural analysis
ETABS
Different shapes
Structural comparison
Data do documento: 24-Nov-2016
Citação: NASCIMENTO, Mateus José Parente Soares do. Análise da influência do formato de edifícios submetidos a cargas gravitacionais e laterais na eficiência estrutural. 2016. 131 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O estudo da eficiência estrutural tem se mostrado de fundamental importância para a engenharia estrutural moderna. A busca pelos sistemas, designs e formatos estruturais mais econômicos, seguros, funcionais e resistentes possibilita o desenvolvimento de prédios cada vez mais altos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência do formato de edifícios submetidos a carregamentos gravitacionais adicionais, ações do vento e abalos sísmicos na eficiência estrutural. Por meio do software de cálculo estrutural de método dos elementos finitos ETABS ® v15.0, busca-se comparar as análises referentes as reações por andar, reações máximas nos pilares e vigas e deslocamentos resultantes máximos por andar. Os edifícios utilizados no trabalho possuem o mesmo volume, são simétricos e analisados em 3 categorias: na primeira, são analisados 5 edifícios diferenciados entre altura e área dos pavimentos, na segunda, são analisados 5 edifícios de mesma altura diferenciados entre a relação da área da base pela área do topo, e na terceira, são analisados 5 edifícios de alturas e áreas iguais com diferenças no formato geométrico de seus pavimentos. O estudo de todas as comparações estabelece uma relação estatística com a finalidade de entender as diferenças de eficiências estruturais.
URI: http://hdl.handle.net/235/9551
Aparece nas coleções:ECI - Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
21214121.pdf8.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.