Logo UniCEUB Centro Universitário de Brasília

Repositório Institucional

voltar ao site

Centro Universitário de Brasília - UniCEUB >
REL - Relações Internacionais >
REL - Monografias >
REL - Graduação >

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/235/9600

Título: O aumento da renda per capita e a degradação do meio ambiente: uma comparação entre Brasil e Estados Unidos
Autor(es): Carvalho, Ana Carolina de
Palavras-chave: Meio ambiente
Desenvolvimento econômico
Renda Per Capita
Teoria da Curva de Kuznets Ambiental (CKA)
Data do documento: 2003
Citação: CARVALHO, Ana Carolina de. O aumento da renda per capita e a degradação do meio ambiente: uma comparação entre Brasil e Estados Unidos. 2003. 97 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: Esta pesquisa objetiva discutir a relação entre desenvolvimento econômico e degradação ambiental, a partir da análise de determinadas variáveis ambientais de um país em desenvolvimento (Brasil) e um país desenvolvido (Estados Unidos), em uma tentativa de verificar a factibilidade a Teoria da Curva de Kuznets Ambiental (CKA) para essas variáveis e para esses países. Segundo esta teoria, a degradação ambiental de um país se reduziria quando atingisse um determinado nível de renda per capita. A partir da análise dos indicadores selecionados foi possível inferir que, em alguns casos, o crescimento da renda foi acompanhado de maior degradação ambiental, ao mesmo tempo em que, para outras variáveis, a degradação foi reduzida. Em ambas as situações, existem uma série de possíveis razões locais e globais que explicam o comportamento das variáveis ambientais, sendo que algumas destas razões têm relação com características inerentes de países desenvolvidos e de países subdesenvolvidos.
URI: http://hdl.handle.net/235/9600
Aparece nas coleções:REL - Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20016576.pdf266.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Visualizar estatísticas

Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.