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Este repositório publica e preserva documentos digitais implementando também a tecnologia de arquivos abertos. Aqui pode-se encontrar documentos digitais como artigos, relatórios técnicos e administrativos, informativos, material de conferências e outros documentos em formato digital. Este repositório pode ter adição diária de novos documentos.

O conteúdo deste repositório está organizado em Comunidades, que são entidades administrativas como departamentos ou centro de pesquisas. Cada Comunidade pode conter um numero ilimitado de sub-comunidades. Os documentos digitais são denominados de Itens e estão agrupados em Coleções. As Comunidades e Sub-Comunidades podem ter também um número ilimitado de Coleções.


Visualizar topo

A visualização permite ver os itens em uma ordem específica:

Visualizar por Comunidade & Coleção Permite listar as Comunidades em ordem alfabética. Para cada Comunidade aparecerá a sua lista, um pouco recuada, das suas Sub-Comunidades e Coleções .

Visualizar por Título Permite listar, em ordem alfabética, os títulos dos itens, de todas as Coleções do repositório. Uma ferramenta auxiliar de busca aparecerá na parte superior para ajudar a licalizar o item desejado.

Visualizar por Autor Permite ver uma lista de itens ordenada pelo nome do autor.

Visualizar por Data Permite ver uma lista de itens em ordem cronológica.

Facilidades para os cadastrados :

Submeter Processo pelo qual é adicionado itens a Coleção, este processo consiste em preencher formulário com os metadados e carregar o documento e pode possuir um fluxo de publicação como verificação e aprovação. Cada Coleção possui uma política para esse fluxo.

Meu espaço Área de trabalho para cada usuário cadastrado. Pode conter uma lista das submissões do usuário e tarefas para ser executadas tais como: editar, checar ou rever submissões de outros usuários ou dele mesmo.

Editar Perfil Permite fazer a troca de senha.

Sobre o Repositório Traz informações sobre o repositório e as tecnologias envolvidas.


Pesquisa topo

Para fazer pesquisas no repositório, use a ferramenta de pesquisa simples, no topo do menu de navegação, ou a pesquisa no meio da página principal.

O resultado da pesquisa oferece um novo formulário no qual pode-se restringir a pesquisa em uma Coleção ou Comunidade específica.

Search Box

O repositório utiliza a tecnologia para pesquisas textuais Jakarta Lucene. Algumas informações importantes sobre a pesquisa:

A pesquisa é feita nos metadados do item (pode ser feita no texto completo dependendo da configuração do repositório), como autor, título etc. A(s) palavra(s) utilizadas para a pesquisa então são comparadas com as existentes nestes campos de cada item.

Stop Words - Palavras que não são utilizadas na pesquisa
Algumas palavras não são utilizadas nas pesquisas, tais como: artigos, preposições e conjunções. Algumas dessas palavras em Português estão listadas abaixo:

"a", "as , "o" , "os" , "de" , "para" , "mas" , "por" , "para" , "se , "em" , "até",

"e" ,"no" , "na" , "num , "numa" , "ou" , "cada", "um" , "uma"

Truncagem
Utilize um asterisco (*) depois de um pedaço da palavra indicando que quer pesquisar por itens que tenham palavras começadas por fragmento de palavra:

   recuperará internacional, interpessoal, interno....

Recuperar variações morfológicas (Stemming)
O motor de busca expande automaticamente a palavra podendo recuperar as palavras no plural ou flexionadas. Exemplo: Se a pesquisa for por "escreve" recuperará tambem as variações "escrevemos", "escrevem" .....

Pesquisa por frase
Para pesquisar termos compostos ou frase, colocá-las entre aspas duplas (").

Pesquisa precisa
Coloque um sinal de mais (+) antes da palavra desejada no resultado.

A palavra cooperação é obrigatória, mas nacional é opcional

Pesquisar por itens que não possuam a palavra
Coloque um sinal de menos (-) antes da palavra a qual não deve aparecer no resultado da pesquisa, para obter o mesmo resultado pode-se utilizar o operador booleno NOT. Isto pode restringir o resultado da pesquisa, eliminando itens indesejados da lista de resultados.

  ou  

Os itens na lista de resultado devem conter o termo "documento" exceto àqueles que contem o termo "digital".

Operadores lógicos

Para pesquisas mais específicas pode-se utilizar operadores lógicos AND (E) e OR (OU) para combinar os termos de pesquisa. Note que é necessário que estejam em caixa alta!

AND - A lista de itens retornada deve conter os termos agrupados pelo operador

Os itens na lista de resultado devem conter os termos gato e rato.

OR - Os itens na lista de resultados devem conter um termo ou o outro termo e também aqueles itens que possuem os dois, pois esse operador não é exclusivo.

Os itens na lista de resultado devem conter os termos gato ou rato ou os dois .

NOT - Os itens na lista de retorno não devem conter o termo.

Os itens na lista de resultado devem conter o termo documento exceto aqueles que contenham o termo digital.

Os parenteses podem ser utilizados para agrupar termos de busca. Esta técnica ajuda a facilitar a criação de buscas mais complexas, pois cria uma precedencia na busca, primeiro é efetuada a busca dos termos agrupados.


Pesquisa Avançada topo

A pesquisa avançada permite especificar campos e fazer combinações entre campos com os operadores lógicos "AND (E)", "OR (OU)" ou "NOT" .

Pode-se restringir a pesquisa a uma comunidade ou pesquisar em todo o repositório. Para restringir a pesquisa a uma comunidade, basta selecioná-la na lista que aparece na parte superior do formulário. O padrão é pesquisar em todo o repositório.

Selecione o campo desejado na lista a esquerda e entre com o termo a direita. Caso deseje utilizar mais que um campo, escolha o operador lógico entre campos, o campo e entre com o termo para a pesquisa.

Nota: O preenchimento do formulário de pesquisa avançada dever ser feita em ordem, de cima para baixo. Não se pode preencher a primeira linha , pular a segunda e preencher a terceira.


Vocabulário Controlado top

Um vocabulário controlado é um conjunto de termos que formam um dicionário de descrições de tipos específicos de conteúdo ou assunto. Estes são mantidos por organismos de normalização, a fim de padronizar a forma com que materiais similares são categorizados em arquivos. Isso ajuda a busca por aumentar a probabilidade de que os materiais relevantes serão devolvidos pela pesquisa do usuário.

Ao filtrar a lista de categorias, você poderá remover todos os termos que não combinam com o filtro. Os termos restantes são qualquer categoria ou sub-categoria que contém o termo de filtro em qualquer lugar na hierarquia.

Para pesquisar os itens arquivados na categoria de assunto, marque as caixas ao lado das categorias, conforme necessário, antes de clicar em "Procurar ...". A pesquisa irá retornar todos os itens que combinarem com as categorias selecionadas , ou que são categorizados sob uma categoria de nível superior. Clicando no "+" ao lado da categoria vai expandir a árvore para mostrar os refinamentos que estão disponíveis para a categoria selecionada.


Comunidades topo

O repositório está organizado em Comunidades, Sub-Comunidades e Coleções. Uma Comunidade pode conter uma infinidade de Sub-Comunidades, uma Sub-Comunidade uma infinidade de Coleções e uma Coleção pode conter uma infinidade de Itens. Essa organização flexível permite ajustar a vários tipos de necessidades. As Coleções podem aparecer também nas Comunidades.

As Comunidades são mostradas em página própria e terão suas informações, notícias e links próprios, além de mostrar a lista com suas Sub-Comunidades e Coleções.


Coleções topo

Uma Coleção serve para organizar os Itens e uma Comunidade pode conter várias Coleções. A organização da Coleção pode ser sobre um assunto, tipo de informação ou outro tipo desejado pelo adminsitrador. As coleções podem ter políticas e fluxo de submissão diferenciadas em uma comunidade.

As Coleções são mostradas em página própria incluindo as informações, notícias e links.


Entrar no Repositório topo

Para acessar as áreas restritas é necessário um cadastro. O cadastramento é livre e qualquer usuário pode fazê-lo. Algumas tarefas requerem, além do cadastro, uma autorização, como a submissão de Itens.

Para cadastrar basta clicar em "Meu espaço" ou "editar perfil", isso o remeterá a um formulário para logar-se , com uma opção para usuários novos. Ao clicar aparecerá um formulário para entrar com o seu email. Antes de logar-se pela primeira vez, será necessário registrar no Repositório, clicando em "Novo usuário? Clique aqui para registrar" e seguindo as instruções. Entre com seu Email e senha no formulário para logar.

Ao entrar com a senha certifique-se que está exatamente igual a digitada no cadastramento.


Submeter topo

Pausa durante o processo de submissão:

Em qualquer ponto do processo de submissão pode-se parar a tarefa e retomá-la depois através do botão "cancelar/salvar". As informações digitadas serão guardadas e podem ser recuperadas no "Meu espaço" e pode-se continuar a submissão. Neste ponto pode-se continuar ou cancelar a submissão.

Selecionar Coleção

Barra de acompanhamento:

Na parte superior da página há uma série de figuras ovais que representam o fluxo de submissão (essas figuras mostram em que etapa está no momento). As figuras mudarão de cor conforme as etapas de submissão estão sendo concluídas. As figuras tornam-se botões para navegação, ou seja pode-se navegar pelas páginas de fluxo de submissão clicando nas figuras, agilizando a checagem e correções.

Progress Bar

Selecionar Coleção:

Selecione a Coleção na lista (para ver todos clicar na seta para baixo). Clique na Coleção em que deseja submeter o Item.

(Caso não tenha permissão para submeter nesta Coleção entre em contato com o Administrador para maiores informações.)

É necessário ter autorização para submeter itens para algumas Coleções. Estas políticas podem ser implementadas e diferenciadas para cada coleção. Caso deseje submeter Itens e não encontre uma Comunidade ou Coleção adequada, por favor entre em contato com o Administador para solucionar o problema.


Submissão: Descrever o Item - Parte 1   topo

Caso tenha respondido "sim" para alguma das questões nesta página, isto alterará os metadados necessários para identificação do Item. Isto não altera a submissão, apenas adequa as necessidades de cada tipo de Item. Caso Não tenha sido marcado nada, a submissão será padrão.

* Mais que um título - Alguns Itens necessitam incluir mais de um título devido a abreviaturas, acrônimos ou títulos em outras línguas. Neste caso basta marcar essa opção.

* Publicado anteriormente - Os Itens a serem publicados no repositório não precisam ter sido publicados ou distribuídos anteriormente. Caso isso tenha acontecido é recomendável marcar este item, pois ele incluirá informações referentes a publicação.

* Multiplos arquivos - Caso o seu Item possua mais que um arquivo deve-se marcar este item. Exemplos de multiplos arquivos seriam: Arquivos em formato HTML com as imagens que são externas ao arquivo, como vídeos, anexos, etc.

Depois clique em "próximo" para continuar a submissão ou em "cancelar/salvar" para cancelar ou suspender a submissão.


Submissão: Descrever o Item - Parte 2   topo

As informações digitadas nas duas páginas seguintes são os metadados que descreverão o seu Item. Isto serve para que a pesquisa possa ser efetuada, portanto quanto melhor for a informação digitada, mais fácil será a recuperação do Item.

Autor:

Pode ser uma pessoa, organização ou serviço responsável por criar ou contribuir com o conteúdo do Item. Caso tenha mais que um nome, basta clicar em "mais", isso abrirá outro campo permitindo a entrada de mais nomes.

Caso seja uma empresa utilize o campo de Sobrenome.


Título:

Digite o título completo pelo qual o Item será conhecido. Todos os Itens no Repositório devem ter um título!


Título Alternativo: (Nota - Este campo só será visto caso a opção "mais de um título", da página anterior, esteja marcada.)

Data de publicação: (nota - Este campo só será visto se a opção: "Publicado anteriormente" tiver sido marcada. Caso a primeira publicação seja neste repositório a data de publicação é colocada automaticamente ao final da submissão.)

Caso o Item tenha sido publicado anteriormente ou apresentado ao público, digite a data do evento. Apenas o ano é obrigatório, caso não lembre o mês deixe o padrão "mês" e o campo do dia pode ser deixado em branco caso não tenha certeza do dia.


Publicador: (nota - Este campo só será visto se a opção: "Publicado anteriormente" tiver sido marcada.)

Digite o nome do pulicador neste campo.


Citação: (nota - Este campo só será visto se a opção: "Publicado anteriormente" tiver sido marcada.)

Digite a informação de citação para este Item caso seja um artigo de periódico ou parte de um trabalho maior, como capítulo de livro. Para artigos de periódico entre com o nome do periódico, volume, data e páginas. Para capítulos de livro, inclua o título do livro, lugar da publicação, editora, ano e páginas.


Series/ Nº de Relatório:

Em algumas Coleções é necessário uma numeração tais como: Relatórios técnicos ou Editais. Estas Coleções pertencem a categorias que possuem um número de série o qual não se pode mudar. O nome padrão não muda, mas é preciso entrar com a numeração.


Identificadores:

Caso conheça uma identificação única do Item em algum sistema digite neste campo. As opções estão abaixo e podem ser selecionadas com o mouse.

Número Oficial # - Número de documento oficial - e.g. Edital IBICT 01/2006
ISBN - International Standard Book Number - e.g. 0-1234-5678-9
ISSN - International Standard Serial Number - e.g. 1234-5678
ISMN - International Standard Music Number - e.g. M-53001-001-3
URI - Universal Resource Identifier - e.g.. http://www.dspace.org/help/submit.html
Outros- Uma identificação única fornecida por outro sistema


Tipo:

Selecione o tipo do trabalho (ou gênero) que melhor represente o Item. Para selecionar mais de um valor na lista pode-se utilizar as teclas "ctrl" (selecionar uma a uma) ou "shift" (selecionar uma faixa) .

Idioma:

Selecione o idioma do conteúdo do Item. Pode-se fazer isso escolhendo o idioma na lista.

Caso o seu Item não seja um documento onde o idioma não seja aplicado, selecione "não aplicado".

Clique em "Próximo" para continuar ou "Cancelar/Salvar" para cancelar ou suspender a submissão.


SUBMISSÃO: Descrever o Item - página 3   topo

Assunto/Palavras Chaves:

Entre com os assuntos mais apropriados para descrever este item, do geral ao específico. Quanto mais palavras significativas fornecer mais chances de recuperar o Item. Utilize um campo para cada termo ou frase, para obter mais campos basta clicar em "mais".

A comunidade pode sugerir a utilização de um vocabulário específico, taxionomia ou tesaurus. Neste caso selecione as palavras em uma lista. Nas próximas versões poderá haver links para estas listas.


Resumo:

Pode-se copiar e colar o resumo neste campo (tomar cuidado com os caracteres especiais) ou pode-se digitar. Não há limite de tamanho.

Instituição de Pesquisa:

Caso seu Item tenha sido produzido em uma instituição de pesquisa, Universidade ou Empresa pode-se entrar com o nome neste campo. Este campo é livre.


Descrição:

Pode-se digitar informações que descrevem o Item ou comentários que interessem aos usuários.

Clique em "próximo" para continuar ou "cancelar/Salvar" para cancelar ou suspender a submissão.


SUBMISSÃO: Vocabulário Controlado   topo

Um vocabulário controlado é um conjunto de termos que formam um dicionário de descrições de tipos particulares de conteúdo ou assunto. Estes são mantidos por organismos de normalização, a fim de padronizar a forma que os materiais similares são categorizados em arquivos.

Categorizar materiais com precisão, usando um vocabulário controlado, aumenta a probabilidade de resultados relevantes serem retornados aos usuários na pesquisa de arquivos individuais ou múltiplos.

Para digitar um termo de vocabulário controlado no formulário, selecione "Categorias de assunto" abaixo do campo de entrada. Isto irá abrir uma janela contendo os vocabulários disponíveis. Você pode filtrar as listas de vocabulário, como descrito acima, a fim de encontrar os termos mais relevantes para a sua apresentação. Depois de ter encontrado o termo que você quiser inserir, basta clicar sobre ele, e o mesmo será automaticamente inserido no formulário de inscrição e a janela popup será fechada. Você pode adicionar quantos termos quiser no formulário. Use "Adicionar mais" à direita para gerar mais caixas de entrada.

Filtrar a lista de categorias irá remover da lista todos os termos que não combinam com o filtro. Os termos restantes são qualquer categoria ou sub-categoria que contém o termo de filtro em qualquer lugar na hierarquia. Expandindo cada categoria irá mostrar-lhe quais os termos (ou sub-termos ) foram encontrados no filtro.


SUBMISSÃO: Enviar um arquivo   topo

Há dois métodos para entrar com o nome do arquivo que se quer carregar:

  1. Digite o caminho completo para o arquivo e o nome do arquivo e clique em "próximo" .

  2. Clique em "procurar" e uma janela mostrando os arquivos aparecerá e então pode-se navegar e encontrar o arquivo desejado. Clicando duas vezes no nome do arquivo trará o nome para o campo.

Uma vez corrigido o nome do arquivo clique em "próximo".

Descrição do arquivo

Caso tenha especificado que o Item possui mais de um arquivo, este campo ajudará entender o conteúdo de cada arquivo, por exemplo "artigo principal", "imagens", "programas" etc. Escreva a descrição e clique em "próximo".



SUBMISSÃO: Formato dos arquivos   topo

Para arquivar e liberar o arquivo é necessário indicar o seu formato, por exemplo: "PDF", "HTML", ou "DOC (arquivo word)". Caso o sistema não reconheça automaticamente o formato do arquivo será necessário descreve-lo. Caso o formato apareça na lista oferecida, basta clicar no nome do formato e depois clicar em "Enviar". Caso o formato não apareça clique em "formato não listado" e descreva o formato no campo na parte inferior da página, assegure-se de informar o nome do formato e versão, por exemplo: "Autodesk AutoCAD R20 para UNIX".

Para mais informações sobre formatos, veja em Formatos.

Enviar arquivo

Após carregar o arquivo, verifique se o envio foi efetuado corretamente. Há duas maneiras de fazer essa verificação:

Caso esteja enviando apenas um arquivo , clique em "próximo" se o arquivo foi enviado corretamente.

Caso esteja enviando mais de um arquivo , clique em "Adicionar outro arquivo" (Este botão aparecerá somente se a opção "o Item consiste em mais de um arquivo" na página inicial da submissão tiver sido marcada). Após todos os arquivos serem enviados e verificados clique em "próximo".

Caso esteja enviando uma página HTML, envie todos os arquivos referenciados utilizando o botão de "adicionar mais um arquivo". tenha certeza de carregar todos os arquivos referenciados pelo arquivo HTML. Após verificar a página HTML clique em "próximo".

Checksums

O Repositório gera um numero, denominado checksum padrão MD5, para checar integridade de cada arquivo; Pode-se utilizar esse número para verificar se o arquivo foi enviado corretamente comparando com o checksum fornecido pelo computador fonte do arquivo (aquele onde o arquivo está originalmente).

Caso queira verificar a integridade do arquivo com o checksum, clique em "Mostrar checksums" na página de "Arquivo enviado". O repositório gera o checksum para todo arquivo enviado e será necessário um programa local para fazer o mesmo, depois é só comparar os dois números. Os sistemas baseados em UNIX já geram esse tipo de checagem. Para os sistemas MicroSoft, como o Windows, exitem programas gratuítos como o: try md5 (da http://www.fourmilab.ch/md5/), ou md5sum, da Cygwin (http://www.cygwin.com/).


SUBMIT: Verificar submissão   topo

Esta página permite rever as informações digitadas para descrever o Item (metadados). Para corrigir ou editar as informações utilize o botão ao lado de cada informação ou utilize os botões de navegação no topo da página para ir direto na página correspondente àquela fase. Depois de verificada a submissão clique em "próximo" para continuar.

Clique em "Cancelar/Savar" para sustender ou cancelar a submissão.


SUBMISSÃO: Licença   topo

O repositório requer uma licença antes de arquivar seu Item. Leia a licença cuidadosamente. Em caso de dúvidas entre em contato com o Administrador.


SUBMISSÃO: Submissão Completa   topo

Agora que sua submissão esta completa, passará para o fluxo de trabalho da Coleção a qual foi submetida. Algumas Coleções possuem passos de Edição e Checagem de metadados e outras são arquivadas automaticamente. Um Email é enviado tão logo o Item seja arquivado ou caso tenha algum problema (para as coleções que tenham edição e checagem). Para verificar o status da submissão, vá até o meu espaço. Caso tenha dúvidas sobre a Coleção entre em contato como o responsável pela comunidade.


HANDLES top

Quando seu Item é arquivado no repositório deve receber uma URL persistente, ou seja, uma URL que não mudará mesmo se o arquivo mudar de servidor. Uma sugestão do DSpace é utilizar o Handle System, para manter um identificador conhecido como "handle," para objetos digitais e outros recursos da Internet. O Handle System é administrado por Corporation for National Research Initiatives (CNRI).


Meu espaço top

Caso você seja um Publicador, Supervisor, ou membro de apoio ao Repositório, possui uma área denominada Meu espaço. Nela pode-se achar:


Editar Perfil topo

Esta página permite alterar as informações fornecidas no Cadastro. É necessário logar para acessar esta página.


Cadastrar no Repositório topo

Um usuário pode se cadastrar no repositório para receber notificações de novos Itens nas Coleções desejadas. Pode-se cadastrar em quantas Coleções desejar. Para Cadastrar:


Para maiores informações...

topo

Para obter mais ajuda ou tirar dúvidas específicas entre em contato com o Administrador do repositório.

Para Informações sobre o DSpace, visite o site do DSpace .