Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10372
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerraz, Janaína de Aquino-
dc.contributor.authorFaria, Eliana Brant Rocha de-
dc.date.accessioned2017-03-15T19:51:34Z-
dc.date.available2017-03-15T19:51:34Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationFARIA, Eliana Brant Rocha de. Aspectos ideológicos do discurso da mídia impressa na formação identitária da senadora Heloísa Helena. 2006. 75 f. Monografia (Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Brasília 2017.pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10372-
dc.description.abstractO poder da mídia na formação de mentalidades é inegável. A opinião pública forma-se na leitura dos vários discursos difundidos pela mídia que, no mundo contemporâneo, atingem cada vez maior número de pessoas. Todos nós sabemos que não há discurso neutro, que todos apresentam significação implícita e são repletos de ideologia. Este trabalho tem o intuito de trazer à luz as estratégias discursivas colhidas no conteúdo textual da entrevista, concedida pela Senadora Heloísa Helena à revista Veja, intitulada “O medo venceu”, que constitui o corpus deste trabalho, no sentido de revelar como os valores ideológicos, sociais, culturais e políticos da imprensa permeiam a construção de idéias e a formação de identidades pessoais, manipulando sentidos, gerando conceitos e atitudes no leitor. Para isso foram formuladas duas questões: Quais os aspectos ideológicos do discurso da mídia impressa que determinam a formação da identidade de Heloísa Helena? Quais as estratégias discursivas de que o entrevistador lança mão para determinar a identidade da Senadora Heloísa Helena? Para realizar este trabalho baseio-me nos fundamentos teóricos colhidos na Análise do Discurso Crítica e nos modus operandi de ideologia, quanto a conceituações e perspectivas de abordagem de análise. Do ponto de vista metodológico, a análise dos dados é feita com base nos princípios qualitativos de pesquisa. Entender os mecanismos da linguagem e trazer à luz os vários aspectos ideológicos implícitos nos textos difundidos pela mídia vai nos levar mais perto dos objetivos, das intenções e das motivações de seus produtores e, consequentemente, da realidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2017-03-15T18:56:32Z No. of bitstreams: 1 50502020.pdf: 322054 bytes, checksum: 3b69c1d48a25ef4c5c7359d46ac1e329 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2017-03-15T19:51:34Z (GMT) No. of bitstreams: 1 50502020.pdf: 322054 bytes, checksum: 3b69c1d48a25ef4c5c7359d46ac1e329 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-03-15T19:51:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 50502020.pdf: 322054 bytes, checksum: 3b69c1d48a25ef4c5c7359d46ac1e329 (MD5) Previous issue date: 2006en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectTextopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectIdeologiapt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectDiscoursept_BR
dc.subjectTextpt_BR
dc.subjectMediapt_BR
dc.subjectIdeologypt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.titleAspectos ideológicos do discurso da mídia impressa na formação identitária da senadora Heloísa Helenapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2006-
dc.description.notasThe power of media on the formation of mentalities is undeniable. The public opinion is formed from several speeches disseminated by the media which, in the contemporary world, reaches each day a larger number of people. We all know there is no unbiased speeches as they all present implicit meaning and are replete with ideology. This paper intends to shed light on discursive strategies of discourse reaped on the textual content of the interview coffered by Sen. Heloísa Helena to Veja magazine, under the title “O medo venceu” (The fear won).This interview is the corpus of this paper as it demonstrates how ideological, social, cultural and political press values permeate the construction of ideas and the formation of personal identity; manipulating senses and engendering concepts and reader’s behaviour. To this aim, two questions were posed: Which ideological aspects of the discourse of the printed media determine the formation of the identity of Sen. Heloísa Helena? Which discursive strategies the interviewer rely on to determine Sen. Heloísa Helena’s identity? I base this paper on the theoretical basis harvested from The Analysis of the Critical Discourse and the ideology modus operandi concerning the conception and approach perspectives of analysis. As for the methodological point of view, the analysis of the facts is based on the qualitative principles of research. Understanding the language mechanisms and shedding light on the several ideological aspects embedded on texts speeded by the media will permit us to get closer to the aims, intentions and motivations of their producers and, consequently, to the reality.pt_BR
Appears in Collections:LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
50502020.pdf314.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.