Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10401| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | Estratégias argumentativas utilizadas na defesa dos parlamentares envolvidos no episódio no Mensalão |
| Authors: | Vaz, Sheila Maria de Albuquerque |
| metadata.dc.identifier.orientador: | Silva, Francisca Cordélia Oliveira da |
| Abstract: | A língua, ao contrário de ser uma estrutura geral e abstrata de signos, é algo vivo. O falante escolhe certos vocábulos em detrimento de outros e tal escolha não é aleatória. O presente trabalho, cujo tema é o estudo das estratégias argumentativas utilizadas na defesa de parlamentares envolvidos no episódio do mensalão, tem por objetivo identificar, num caso específico e concreto, o aspecto inegável e preponderantemente argumentativo da língua. Com esse objetivo, consultamos os discursos analisados no site da Câmara dos Deputados. Nosso estudo se baseou nas obras de diferentes autores, que abordam a língua sob o aspecto da interação, da intenção e da argumentação. Como resultado deste estudo, tivemos oportunidade de ver como a teoria apresentada e o uso que fazemos da língua estão ligados um ao outro, de tal sorte que não podemos negar o fato de que a língua é um construto histórico-social que possui sua dinâmica própria. |
| Keywords: | Língua Discurso Argumentação Language Discourse Argumentation |
| Citation: | VAZ, Sheila Maria de Albuquerque. Estratégias argumentativas utilizadas na defesa dos parlamentares envolvidos no episódio do Mensalão. 2006. 116 f. Monografia (Pós-Graduação) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento - Centro de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão. Brasília 2017. |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10401 |
| Issue Date: | Oct-2006 |
| Appears in Collections: | LET - Pós-graduação em Revisão de textos: gramática, linguagem e construção do significado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 50502494.pdf | 317.57 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.