Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10796
metadata.dc.type: TCC
Title: Cultura corporal e movimento: dança na educação física escolar
Authors: Nascimento, Lukas Martins do
metadata.dc.contributor.advisor: Pinto, Celeida B. Garcia Cintra
Abstract: Introdução: O ser humano, desde suas origens, produziu cultura. Sua história é uma história de cultura, na medida em que tudo o que faz está inserido num contexto cultural, produzindo e reproduzindo cultura. Cultura corporal, cultura de movimento, cultura corporal de movimento, seja qual fosse o rótulo, tais entendimentos consolidaram a ruptura entre natureza e cultura, oriunda das Ciências Humanas (e em parte da Filosofia), no interior da Educação Física. A dança é entendida como uma das formas mais antigas de manifestação da expressão corporal humana, traduzindo a manifestação de um povo, sua emoção e comunicação. Quando se fala e se pensa a dança é comum a questão: de que dança se fala e se pensa? Objetivo: contribuir para a elaboração de uma abordagem pedagógica das danças, buscando expandir conhecimentos sobre suas diversas modalidades e dimensões. Material e Métodos: foram selecionados por meio de busca eletrônica, artigos em revistas, livros e teses. Revisão da Literatura: o ser humano é fruto da cultura, logo, não podemos imaginar um corpo natural. Portanto, qualquer adjetivo que se associe ao corpo é fruto de uma dinâmica cultural particular, permitindo assim, que o homem chegasse ao estágio aluai de desenvolvimento devido a um processo cultural de apropriação de comportamentos e atitudes que, inclusive, foram transformando o seu componente biológico, o que não é possível desvincular o homem da cultura. A riqueza e multiplicidade fazem da dança uma atividade plural. Não há uma identidade universal, quando se trata do corpo que dança. O corpo é um lugar agregador de símbolos, sensações, percepções, subjetividades e impressões que são únicas, cada qual diferente um do outro, que se expressa dentro de uma determinada cultura. Se o corpo é expressão da cultura, a dança também o é, assim como a cultura é formada pela singularidade desses corpos que dançam. Valorizando a Dança como uma experiência que permite encontrar a si próprio e encontrar o outro a partir das múltiplas formas de se movimentar, a proposta da Dança no contexto escolar vem como uma forma diferenciada de falar sobre o que nos constitui. Considerações Finais: Não é possível falar em dança e não se falar ao mesmo tempo em cultura, corpo e movimento. Por ser uma de suas principais características a identificação da estrutura corporal e a formação de uma imagem corporal, a dança possui características, valores e finalidades eminentemente educativas.
Introduction: the human being, from its origins, produced culture. His story is a story of culture, in that all it does is set in a cultural context, producing and reproducing culture. body culture, movement culture, culture of body motion, which was the label, such understandings consolidated the break between nature and culture, originating from the Humanities (and part of Philosophy), within the Physical Education. Dance is understood as one of the oldest forms of manifestation of human body language, translating the expression of a people, their emotion and communication. When you talk and think dancing is common question: what dance you talk and think? Objective: contribute to the development of an educational approach to dance, seeking to expand knowledge about its diverse forms and dimensions. Material and Methods: They were selected through electronic search, magazine articles, books and theses. Literature Review: the human being is the result of culture, so we can not imagine a natural body. Therefore, any adjective that joins the body is the result of a particular cultural dynamics, thus allowing the man came to aluai stage of development due to a cultural process of appropriation of behaviors and attitudes that were even turning your biological component , which it is not possible to separate the man of culture. The richness and multiplicity make dance a plural activity. There is no universal identity when it comes to the dancing body. The body is an aggregator place symbols, feelings, perceptions, impressions and subjectivities that are unique, each different from one another, which is expressed within a particular culture. If the body is an expression of culture, dance is also, as the culture is formed by the uniqueness of these bodies dancing. Valuing Dance as an experience that allows you to find yourself and find the other from the multiple ways to move the proposal of dance in the school context comes as a different way of talking about what constitutes us. Conclusions: You can not talk about dance and not talk at the same time in culture, body and movement. For being one of its main characteristics to identify the body structure and the formation of a body image, the dance has characteristics eminently educational values and purposes.
Keywords: Dança
Movimento
Cultura corporal
Educação física escolar
Dance
Movement
Plurality
Body culture
Physical education
Citation: NASCIMENTO, Lukas Martins do. Cultura corporal e movimento: dança na educação física escolar. 2016. 30 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016. 
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/10796
Issue Date: 2016
Appears in Collections:EDF - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21388281.pdf2.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.