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dc.contributor.advisorMadureira, Ana Flávia do Amaral-
dc.contributor.authorLeal, Maristela Pereira-
dc.date.accessioned2018-01-22T10:15:24Z-
dc.date.available2018-01-22T10:15:24Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationLEAL, Maristela Pereira. As inter-relações entre discriminação racial, de gênero e exclusão social na trajetória de mulheres negras da EJA. 2017. 110 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11371-
dc.description.abstractO presente trabalho buscou analisar as inter-relações entre diversas formas de discriminação sofridas pelas mulheres negras. Ao analisar os prejuízos na construção das identidades de mulheres cujas marcas de pertencimento são historicamente atreladas a estereótipos negativos, pretendeu-se compreender a complexa teia de deslegitimação, a qual as mulheres negras brasileiras, descendentes das mulheres negras africanas escravizadas, estão submetidas. A pesquisa teve como objetivo geral analisar o papel das discriminações na trajetória de mulheres negras na Educação de Jovens e Adultos – EJA. De forma mais específica, foram focalizados os seguintes marcadores sociais: raça, gênero e classe. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, em uma escola nas imediações de Brasília - DF, com oito mulheres autodeclaradas negras, alunas da Educação de Jovens e Adultos - EJA, de forma integrada à apresentação de imagens previamente selecionadas de mulheres negras em situações de prestígio ou protagonismo. Foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo para orientar o trabalho interpretativo em relação às entrevistas. A partir da pesquisa de campo realizada, foi possível compreender que o racismo e o sexismo são elementos estruturantes na sociedade brasileira, afetando de diversas maneiras a trajetória de vida das mulheres negras pesquisadas, impactando, inclusive, na manutenção da sua condição historicamente subalternizada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2018-01-22T10:15:11Z No. of bitstreams: 1 61550034.pdf: 3078479 bytes, checksum: 8834812a99c5c9f23974206c6d5dd0c4 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-22T10:15:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61550034.pdf: 3078479 bytes, checksum: 8834812a99c5c9f23974206c6d5dd0c4 (MD5) Previous issue date: 2018-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSexismopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectMulher negrapt_BR
dc.subjectTrajetória de escolarizaçãopt_BR
dc.titleAs inter-relações entre discriminação racial, de gênero e exclusão social na trajetória de mulheres negras da EJApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2018-01-
dc.description.embargo2999-
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