Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11541
metadata.dc.type: TCC
Title: O papel do Estado na formulação de políticas públicas e na modulação de comportamento dos usuários de trânsito: velocidade e embriaguez
Authors: Bueno, Thatiana Garcia
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Pedro Araújo
Abstract: O trabalho tem como objetivo a análise sobre políticas públicas de trânsito aplicadas pelo Estado brasileiro e a modificação de comportamento dos usuários frente ao compromisso estabelecido com a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) e os resultados parciais colhidos durante a “Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito”. Assim, o objetivo da pesquisa foi compreender o papel do Estado na formulação de políticas públicas e na modulação de comportamento dos usuários de trânsito. Para isso, aplicou-se a análise de dados colhidos nos relatórios da ONU, da OMS e do Sistema Único de Saúde (SUS) no período de 2009 a 2012, pois pendentes dados de 2013 a 2016; observaram-se mudanças legislativas no tratamento da embriaguez ao volante, um dos parâmetros fixados pela ONU como determinante em acidentes e também eventuais modificações necessárias em relação aos limites de velocidade, outra recomendação internacional. Aplicaram-se as metodologias qualitativa e quantitativa para análise dos quadros atual e de projeções futuras. Concluiu-se que o avanço brasileiro na verdade representa retrocesso na redução a partir da comparação entre os índices de mortalidade verificados no período.
Keywords: Velocidade
Política pública
Trânsito
Violência
Citation: BUENO, Thatiana Garcia. O papel do Estado na formulação de políticas públicas e na modulação de comportamento dos usuários de trânsito: velocidade e embriaguez. 2016. 52 f. Monografia (Especialização em Direito Empresarial e Contratos) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11541
Issue Date: 2016
Appears in Collections:DIR - Pós-graduação em Direito empresarial e contratos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51403212.pdf662.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.