Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11573
metadata.dc.type: TCC
Title: Logística reversa: uma proposta de destinação sustentável de equipamentos de segurança, tecnológicos e mobiliário em instituições bancárias
Authors: Ferreira, Lucinda de Paiva Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Azevedo Junior, Demostenes Jonatas de
Abstract: A preocupação com a ecologia e o meio ambiente crescem junto com a população e a industrialização. Uma das principais questões é a da reciclagem dos resíduos sólidos. O mundo possui sofisticados canais para matérias primas e bens de consumo, porém pouca atenção se dá para a reutilização destes materiais na produção de novos equipamentos. Faz-se necessário que as empresas e a sociedade repensem seus modelos de comportamento com relação ao uso dos recursos naturais e sua exploração, para que sejam guiados pelos princípios da sustentabilidade. Na atualidade no setor empresarial o tema que mais se destaca é relacionado ao problema da sustentabilidade ambiental. É neste cenário, de quantidades crescentes e alta variedade de bens de consumo no mercado em todo o globo, que também aumenta o retorno de produtos do mercado, sem uso ou após o seu uso, dando maior visibilidade a esta nova área denominada Logística Reversa. Políticas governamentais, vantagens competitivas, mudanças tecnológicas, economia de energia e o mercado são forças que pressionam as empresas a considerarem os fluxos reversos no seu planejamento estratégico. Este trabalho analisa os conceitos descritos na literatura, com o objetivo de destacar o conceito de Logística Reversa explicitando os motivos para o uso da Logística Reversa e seus aspectos sociais, incrementando as atividades de reciclagem de materiais e sua importância para o meio ambiente. O ciclo de vida do produto se encerrará somente quando seu descarte final se der de forma segura, incorporando o aspecto da responsabilidade social ao processo recuperando, remanufaturando e retornado ao mercado, ou ainda suas partes, reaproveitadas ou recicladas por cooperativas de catadores com a orientação de organizações destinadas a esse fim.
Keywords: Sustentabilidade
Destinação de material
Logística reversa
Responsabilidade social
Citation: FERREIRA, Lucinda de Paiva Rodrigues. Logística reversa: uma proposta de destinação sustentável de equipamentos de segurança, tecnológicos e mobiliário em instituições bancárias. 54 f. 2017. Monografia (Especialização em Gestão Aplicada em Logística) – Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11573
Issue Date: 2017
Appears in Collections:ADM - Pós-graduação em Gestão aplicada em logística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51600032.pdf781.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.