Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12316
metadata.dc.type: TCC
Title: O Instituto da Tutela Provisória no Novo Código de Processo Civil em comparação com o Código Processual de 1973 no tocante à estabilização da tutela antecipada
Authors: Fragoso Neto, João Soares
metadata.dc.contributor.advisor: Santana, Irapuã
Abstract: O presente trabalho visa demonstrar as principais mudanças do antigo instituto da tutela antecipada e sua transição para tutela provisória. A mudança se deu pela promulgação da lei nº 13.105 de 2015, a qual instituiu o “novo” código de processo civil, revogando o antigo (lei nº 5.869 de 1973). A tutela provisória passou a ser termo genérico para os institutos já consolidados no direito processual civil brasileiro, alterando a estrutura de diversos artigos referentes às tutelas antecipadas e cautelares. Entretanto, apesar de ocorridas mudanças estruturais no código de processo civil, se trouxe um novo instituto para o ordenamento jurídico pátrio, qual seja a estabilização da tutela antecipada. O presente trabalha buscou enfrentar os questionamentos e requisitos que este fenômeno jurídico trouxe para o direito brasileiro, buscando elucidar a origem e importância da tutela provisória desde os tempos mais remotos. Ao final, busca-se apresentar as projeções que a estabilização pode trazer e como será processada no judiciário.
Keywords: Origem da tutela
Tutela provisória
Estabilização da tutela antecipada
Citation: FRAGOSO NETO, João Soares.O Instituto da Tutela Provisória no Novo Código de Processo Civil em comparação com o Código Processual de 1973 no tocante à estabilização da tutela antecipada. 2017. 44 f. Monografia (Especialização MBA em Gestão Pública) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2017.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/12316
Issue Date: 2017
Appears in Collections:DIR - Pós-graduação em Prática Processual nos Tribunais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
51500924.pdf381.97 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.