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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5569| metadata.dc.type: | TCC |
| Title: | A legitimidade do controle jurisdicional dos pressupostos constitucionais de relevância e urgência das medidas provisórias |
| Authors: | Hohne, Henrique Araújo |
| metadata.dc.contributor.advisor: | Simon, Henrique Smidt |
| Abstract: | As medidas provisórias são atos normativos de natureza extraordinária que permitem ao Estado a atuação efetiva em cenários de extrema relevância e urgência. O presente trabalho tem como enfoque o estudo dos principais aspectos jurídicos da medida provisória, principalmente no tocante aos requisitos de relevância e urgência, e a possibilidade de controle jurisdicional desses requisitos pelo Poder Judiciário brasileiro. Como forma de contextualizar o instituto da medida provisória, optou-se por fazer uma análise dos sistemas de governo - parlamentarismo e presidencialismo - aproveitando para abordar os primórdios da legislação de urgência, que serviu como inspiração para o modelo atual do instituto. Em seguida, uma vez apresentado os elementos jurídicos da medida provisória em seu modelo originário e após Emenda Constitucional, tais como sua natureza jurídica, seus limites materiais, os pressupostos de relevância e urgência, entre outros, partiu-se para uma análise da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, de modo a identificar a evolução do entendimento jurisprudencial sobre o controle jurisdicional dos requisitos de urgência e relevância. Finalmente, a partir de pesquisa bibliográfica sobre as ponderações do principais doutrinadores sobre o tema proposto, buscou-se apresentar os argumentos favoráveis e contrários sobre o controle jurídico das medidas provisórias, encaminhando uma conclusão sobre a legitimidade de o Poder Judiciário exercer a referida fiscalização. |
| Keywords: | Medida Provisória Relevância e urgência Controle jurisdicional Supremo Tribunal Federal |
| URI: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5569 |
| Issue Date: | 2014 |
| Appears in Collections: | DIR - Graduação |
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