Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Rosi Valéri Corrêa-
dc.contributor.authorSilva, Viviane Maria Rodrigues da-
dc.date.accessioned2015-03-13T14:27:32Z-
dc.date.available2015-03-13T14:27:32Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/5960-
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma reflexão sobre a leitura. Esta pesquisa tem como objetivo geral mostrar a importância do papel do professor para a compreensão leitora do aluno. Um dos grandes problemas de leitura é que a maioria dos alunos termina o ensino fundamental não sabendo interpretar e compreender o que leem, pois esses estudantes enfrentam a leitura simplesmente como um processo de decodificação. Desta forma, este trabalho tem por objetivo inicial analisar a compreensão leitora por meio do instrumento protocolo de leitura para coleta de dados, com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada na cidade satélite Paranoá. Discutiu-se nesta pesquisa por intermédio do método qualitativo, a relevância da leitura para a apuração da compreensão leitora. Os PCNs (1998) apresentam o professor como principal mediador para a formação de alunos leitores críticos. Verificou-se de uma pesquisa bibliográfica baseada nas teorias de Koch (2010), Colomer (2002), Solé (1998), entre outros. Foi realizada a análise de leitura com dois alunos do Ensino Fundamental do 8º ano de escolas diferentes, na qual a investigação de leitura desses alunos foi feita por meio de protocolo de leitura. O resultado dessa pesquisa mostrou insuficiência por parte dos alunos na compreensão dos sentidos dos textos apresentados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-03-13T14:27:32Z No. of bitstreams: 1 merged.pdf: 676325 bytes, checksum: 3abe1191cb726d1a7454aaf37b5e213a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-03-13T14:27:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 merged.pdf: 676325 bytes, checksum: 3abe1191cb726d1a7454aaf37b5e213a (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectCompreensão leitorapt_BR
dc.titleAnálise sobre a compreensão dos sentidos de textos por alunos do 8º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2015-03-13-
Appears in Collections:LET - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
merged.pdf660.47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.