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dc.contributor.advisorMadureira, Ana Flávia do Amaral-
dc.contributor.authorMagalhães, Diana Cássia Costa-
dc.date.accessioned2015-04-06T18:21:22Z-
dc.date.available2015-04-06T18:21:22Z-
dc.date.issued2014-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6159-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar as brincadeiras infantis no contexto escolar e suas possíveis influências na construção das identidades de gênero. Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa qualitativa, a fim de analisar as concepções das professoras e dos(as) alunos(as) sobre a temática estudada. Participaram da pesquisa duas professoras e quatro alunos(as) de Ensino Fundamental I, totalizando seis participantes. Com as professoras, foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais com apresentação de imagens previamente selecionadas. E com os(as) alunos(as), foram realizadas entrevistas semiestruturadas em duplas do mesmo gênero e uma simulação lúdica específica planejada pela pesquisadora. Também foram realizadas observações durante o recreio da escola. Para analisar os resultados foram construídas três categorias analíticas: (1) As brincadeiras infantis na escola; (2) As brincadeiras infantis e a construção das identidades de gênero na perspectiva das professoras; e (3) As brincadeiras infantis e a construção das identidades de gênero na perspectiva dos(as) alunos(as). Os resultados apontaram que as brincadeiras estão carregadas de estereótipos que influenciam na construção das identidades feminina e masculina. As professoras trazem um discurso religioso sobre essas diferenças, principalmente, com foco na heteronormatividade. Em relação às crianças, as meninas demostraram mais abertura e flexibilidade em relação ao tema enquanto que os meninos trouxeram um discurso fortemente estereotipado em relação às diferenças das brincadeiras, com foco na virilidade, relação de poder e superioridade. Vale ressaltar que tanto a escola, a mídia como o ambiente familiar cooperam com a demarcação dessas diferenças entre as brincadeiras infantis.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-04-06T18:21:18Z No. of bitstreams: 1 21042096.pdf: 1519991 bytes, checksum: 28f4f9356d76f208bfb8aaf4a6774482 (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBrincadeira infantilpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectIdentidade de gêneropt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.titleAs brincadeiras infantis no contexto escolar e suas influências na construção das identidades de gêneropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2014-12-
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