Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6309
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCordova, Bianca Carrijo-
dc.contributor.authorOliveira, Érica Feitosa-
dc.date.accessioned2015-04-27T12:56:51Z-
dc.date.available2015-04-27T12:56:51Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle//235/6309-
dc.description.abstractTornar o processo de ensino-aprendizagem em Biologia mais atraente e estimulante é o desejo de muitos professores, que tentam utilizar diferentes recursos em suas aulas, tais como televisão, jogos, data show, livro didático e mais recentemente o computador e a internet. Mas como inserir na prática docente esses dois últimos elementos? Uma possibilidade seria a utilização de blogs, que pela facilidade de criação, manutenção e alojamento de diferentes tipos de mídias em um só local oferece ao professor a possibilidade de desenvolver em seus alunos diferentes habilidades, tais como pesquisa de informação, produção de textos, seleção e síntese de conteúdos, entre outras. Para avaliar a viabilidade do uso de blogs no ensino de Biologia desenvolveu-se a presente pesquisa em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública. A turma foi dividida em seis grupos, os quais criaram blogs sobre temas determinados. Os resultados obtidos por meio de um questionário demonstraram que o blog é uma ferramenta muito bem aceita pelos alunos, estes consideram inclusive que houve um maior estímulo a pesquisa de conteúdos, porém quando feita a avaliação dos blogs publicados pela turma, não foi possível constatar tal fato já que os conteúdos foram copiados quase que literalmente dos sites usados como referência. Percebeu-se que a construção de blogs com finalidade educativa apresenta alguns elementos dificultadores, como por exemplo, é um recurso que demanda um tempo mais longo de aplicação para que se possa utilizar todas as suas potencialidades.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-04-27T12:56:51Z No. of bitstreams: 1 20803139.pdf: 991833 bytes, checksum: 06efb054fbfa97a128d68184b5484236 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-27T12:56:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20803139.pdf: 991833 bytes, checksum: 06efb054fbfa97a128d68184b5484236 (MD5)en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectBlog educacionalpt_BR
dc.titleA construção de blogs como um recurso pedagógico para o ensino de Biologiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2011-
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20803139.pdf968.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.