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metadata.dc.type: TCC
Title: Pesquisando a escola para favorecer a inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais
Authors: Huppes, Carla Fabiane Kolling
Alecrim, Diná Dias de
Rita, Idalice de Oliveira Santa
Silva., Rosana Lucia P. de M. da
metadata.dc.contributor.advisor: Diniz, Maria do Carmo Nascimento
Abstract: Ao longo da história do homem, o processo educativo está intimamente ligado aos interesses, necessidades e possibilidades do grupo social. Nesse sentido, a forma como os grupos articulam definirá entre outros aspectos, a maneira como se dará a construção do conhecimento .A inclusão apresenta como desafio questões que vão desde o conceito de necessidades educacionais especiais até as implicações, sob o ponto de vista pessoal e social, porque, mais do que uma questão legal, de “direita”, ela é uma questão ética. A meta principal da inclusão é não deixar ninguém no exterior do ensino regular, desde o começo (MANTOAN, 1997; P.121).A referida pesquisa visou investigar a escola para favorecer a inclusão de alunos portadores de necessidades educacionais especiais, portanto, o objetivo geral desta pesquisa é promover uma reflexão a respeito da educação inclusiva nas escolas públicas do DF, visando a formação e capacitação dos professores para atuarem na educação inclusiva. A pesquisa foi realizada em uma escola Pública do DF, localizada em Santa Maria. Os sujeitos da pesquisa foram: professores, diretora, mãe de alunos PNEES. A metodologia adotada foi de pesquisa qualitativa que supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada, via de regra através do trabalho intensivo de campo André (1986). A pesquisa teve como instrumentos, análise documental, observação, entrevistas semi – estruturadas. O resultado da pesquisa evidenciou as seguintes categorias para a análise de dados: inclusão, políticas públicas, formação de professores. Os resultados evidenciados na pesquisa: quanto as políticas públicas observamos existir um grande desconhecimento do que venha a ser a mesma. Não é o que vemos na prática, na escola pesquisada não observamos o cumprimento das condições previstas nos documentos analisados. Quanto a inclusão não evidenciamos o exercício efetivo da escola inclusiva. Tanto no que se refere aos espaços físicos como também no processo de construção da aprendizagem, não se realiza na sala de aula a mediação como construção de aprendizagem significativa e afetiva. Quanto a formação de professores constatamos a partir da pesquisa que os professores não possuem formação para atuarem com alunos PNEE, por motivos diversos. Segundo os resultados obtidos podemos concluir: o objetivo da inclusão é a integração da criança portadora de deficiência na comunidade, de modo a garantir-lhe os mesmos direitos de cidadania. A meta principal da inclusão é não deixar ninguém no exterior do ensino regular, desde o começo (MANTOAN, 1997. p. 122) Em conseqüência as políticas públicas de educação tenderão a avançar no sentido de melhor entender as necessidades de aprendizagem de todos os brasileiros. Para MAZZOTA, (2001) à medida que a função da escola for sendo mais bem compreendida e explicada pela e para a sociedade (civil e política) o entendimento do sentido da educação comum ou regular e da educação especial irá se tornando mais claro e generalizado..Segundo NÓVOA (1995), Manter – se atualizado sobre as novas metodologias de ensino e desenvolver práticas pedagógicas mais eficientes são alguns dos principais desafios da profissão educador.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6578
Issue Date: 2005
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