Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6624
metadata.dc.type: TCC
Title: Literatura infantil na 1ª série do ensino fundamental como facilitadora da construção do sujeito
Authors: Noronha, Célio Pereira de
Lima, Claudia de Jesus
Ferreira, Claudia Maria Francisco
Nunes, Maria da Conceição da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Jorge Leite de
Abstract: Diante das dificuldades encontradas em sala de aula nas escolas onde atuamos, nas atividades propostas, observa-se que a maior delas é em relação à leitura. Depois de feita tal observação e encontradas inúmeras dificuldades na nossa prática pedagógica, nos propusemos à realização desse trabalho de pesquisa que tem como tema: “Literatura infantil na 1ª série do Ensino Fundamental como facilitadora da construção do sujeito” esclarecendo e relacionando as dificuldades que os alunos da 1ª série enfrentam em relação não somente à leitura mas, à linguagem, comunicação e interpretação. Através de observações feitas nas salas de aula e questionários para que os colegas de trabalho respondessem citando quais eram suas angústias desenvolvemos esse trabalho tentando esclarecer alguns pontos fundamentais para que o processo ensino-aprendizagem aconteça da melhor maneira possível, mostrando sua fundamental importância na vida dos futuros leitores. A literatura infantil tem grande influência na formação na formação do ser social. É por meio de histórias infantis que se conhece o afetivo e o emocional das crianças. Sabemos também que alguns fatores negativos intervém na sala de aula desmotivando os alunos a desenvolver a prática da leitura. Para que isso não ocorra é preciso que os profissionais em educação renovem seus conhecimentos, sempre buscando novas metodologias para que suas atividades pedagógicas sejam atrativas, criativas e interessantes, fazendo com que os mesmos se envolvam cada vez mais e tenham prazer pela leitura tornando assim leitores assíduas, críticos e participativos.
Keywords: Leitura
Informação
Conhecimento
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6624
Issue Date: 2005
Appears in Collections:PED - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
40261647.pdf178.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.