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dc.contributor.advisorMelo, Maria Catharina Pires de-
dc.contributor.authorTeixeira, Mauricio Gonçalves-
dc.contributor.authorMoura, Maria Gorete de Sousa-
dc.contributor.authorRodrigues, Maria da Graça Monteiro-
dc.contributor.authorAraújo, Maria de Lourdes Silva-
dc.date.accessioned2015-06-15T17:28:54Z-
dc.date.available2015-06-15T17:28:54Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6670-
dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivos analisar as teorias de diversos autores que abordam a alfabetização de jovens e adultos, buscando melhor articulação de suas teorias com a prática pedagógica; demonstrar se as teorias relatadas valorizam seus alunos e os tornam cidadãos capacitados para o mercado de trabalho e para a resolução de situações-problema enfrentadas por eles no seu dia-a-dia e, por último, desenvolver mecanismos que possibilitem a aplicação de algumas teorias na prática pedagógica. As campanhas de alfabetização de jovens e adultos vêm sendo realizadas no Brasil, desde 1940, em nome do combate ao analfabetismo. As conseqüências do analfabetismo e do baixo nível de escolarização na conjuntura das sociedades contemporâneas são amplas: constituem um empecilho à liberdade plena das pessoas e afetam a auto-estima, são um impedimento concreto ao exercício da cidadania. As sociedades modernas são grafocêntricas, o padrão de educação recebido pelo indivíduo passou a ser um dos elementos determinantes para o tipo de inserção social deste. Na contemporaneidade, cobram-se das pessoas qualificações e efetividade dos conhecimentos de determinados campos do saber e tornou-se consenso admitir que boa parte dos conhecimentos e das competências hoje exigidos ao indivíduo é decorrente da formação escolar. Cobra-se da escola a função de ensinar como aprender. Nesta conjuntura, as populações não escolarizadas são as que mais padecem. Por isso, a escolarização passa a ser apontada como elemento decisivo na busca de uma cidadania ativa e participativa para todas as pessoas. Alfabetizar é, certamente, uma atividade complexa que deve ser entendida como uma tarefa não só pertinente ao professor que alfabetiza, mas de todos os envolvidos na responsabilidade de preparar o cidadão: famílias, professores, escolas e outras instituições públicas e privadas. Trata-se de uma tarefa a ser assumida por todos aqueles que desejam ver o país em posição mais favorável. Este trabalho é iniciado relatando o histórico da formação da EJA e o método de Paulo Freire que revolucionou o ensino de jovens e adultos. Em seguida, descreve a EJA na atualidade, suas finalidades e objetivos. Na conclusão, os professores que elaboraram o trabalho propõem uma crítica construtiva a educação, e tecem comentários a algumas obras de Paulo Freire e sua importância para a educação brasileira. Apresentam a importância de se trabalhar a auto-estima dos alunos em sala de aula e fazem um relato de experiência: o projeto Auto-estima, que relaciona textos diversos com textos de apoio moral. Encerram, apresentando as perspectivas futuras sobre sua atuação como educadores e intenção na formação continuada.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-15T17:28:54Z No. of bitstreams: 1 40264890.pdf: 192366 bytes, checksum: 272d9166b542ba99f610d48444e52a0c (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectAutoestimapt_BR
dc.titleAlfabetização de jovens e adultos: projeto autoestimapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-
Appears in Collections:PED - Graduação

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