Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8713
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMadureira, Ana Flávia do Amaralpt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Isabella Alves Alencar de-
dc.date.accessioned2016-08-08T15:05:07Z-
dc.date.available2016-08-08T15:05:07Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationARAUJO, Isabella Alves Alencar de. Feminilidade, masculinidade, mídia e artes visuais, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/8713-
dc.description.abstractEsse artigo visa analisar como a feminilidade e a masculinidade têm sido representadas na mídia atualmente na perspectiva de jovens adultos da classe média, residentes em Brasília, a partir de diálogos interdisciplinares com as artes visuais. Alicerçado à Psicologia Sociocultural e sua visão de como ocorre a construção das identidades sociais, este estudo aprofunda em temas como: sexismo no Brasil (e como este está ligado à homofobia) e como os participantes percebem os estereótipos dos gêneros binários e os padrões estéticos hegemônicos. Foi utilizado o método qualitativo de pesquisa e uma entrevista semiestruturada para analisar de modo aprofundado os significados atribuídos a fatores relacionados ao tema da pesquisa sob a visão dos participantes. O estudo analisou como são reproduzidos os valores de forma transgeracional e como os significados dados ao feminino e ao masculino moldam-se ao contexto sócio-histórico cultural atual; como os estudos sobre gênero tem avançado no mundo acadêmico e como na visão do senso comum ainda existe um vínculo com o essencialismo biológico; e qual a percepção dos indivíduos sobre os estereótipos sociais da feminilidade e masculinidade hegemônicaspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sarah Ferreira (sarah.ferreira@uniceub.br) on 2016-07-28T13:20:49Z No. of bitstreams: 1 21268693.pdf: 416468 bytes, checksum: 92569516cea108603db647587aadd5d2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Maria Fernanda Mascarenhas Melis (maria.melis@uniceub.br) on 2016-08-08T15:05:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21268693.pdf: 416468 bytes, checksum: 92569516cea108603db647587aadd5d2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-08T15:05:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21268693.pdf: 416468 bytes, checksum: 92569516cea108603db647587aadd5d2 (MD5) Previous issue date: 2016-08en
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectFeminilidadept_BR
dc.subjectMasculinidadept_BR
dc.subjectArte visualpt_BR
dc.subjectEstereótipo de gêneropt_BR
dc.subjectMídia brasileirapt_BR
dc.titleFeminilidade, masculinidade, mídia e artes visuaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-
dc.description.notasTrabalho final da disciplina de Produção de Artigos do curso de Psicologiapt_BR
Appears in Collections:PSI - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21268693.pdf406.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.