Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9668
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMadureira, Ana Flávia do Amaral-
dc.contributor.authorCavalcante, Carmi Machado-
dc.date.accessioned2016-11-25T18:59:43Z-
dc.date.available2016-11-25T18:59:43Z-
dc.date.issued2014-03-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Carmi Machado. Diversidade étnico-racial e desigualdade social no contexto escolar: a questão do preconceito na formação continuada de professores(as). 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9668-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada em duas escolas públicas municipais de Ensino Fundamental I, localizadas no Distrito Jardim do Ingá, em Luziânia-Goiás. Para esta pesquisa, que focalizou o preconceito étnico-racial e de classe social no contexto escolar, foi utilizada uma metodologia de investigação qualitativa mediante a realização de entrevistas individuais semiestruturadas e observações diretas, em sala de aula. Apresenta como referencial teórico a psicologia sociocultural e situa-se nas fronteiras entre a psicologia escolar e a psicologia social. O objetivo foi analisar o discurso do professor e sua prática em sala de aula em relação às práticas discriminatórias, em termos étnico-raciais e de classe social. A análise das entrevistas revelou que, de alguma maneira, todas as pessoas são preconceituosas. Os resultados das observações levaram a inferir que, nas relações professor(a)-aluno(a), as representações sociais em sala de aula estão carregadas de preconceitos em nome da ordem e da disciplina. Os cursos de formação continuada são oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Luziânia em forma de palestras e o tema diversidade étnico-racial e de classe social não consta como temática a ser abordada. Conclui-se que as práticas discriminatórias fomentam o desinteresse do(a) aluno(a) pelas atividades em sala de aula, distanciando o(a) aluno(a) das interações sociais com o(a) professor(a). É importante que temas relativos à diversidade sejam contemplados nos cursos de formação continuada dos(as) professores(as), a fim de promover reflexões críticas sobre as práticas pedagógicas, bem como de colaborar com a construção de uma escola crítica e reflexiva que valorize, efetivamente, a diversidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Edna Souza (edna.souza@uniceub.br) on 2016-11-24T16:30:56Z No. of bitstreams: 1 61200909.pdf: 1460610 bytes, checksum: d0e8a8fae27c9e36de3f399423e2c6d1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-25T18:59:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 61200909.pdf: 1460610 bytes, checksum: d0e8a8fae27c9e36de3f399423e2c6d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-25T18:59:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61200909.pdf: 1460610 bytes, checksum: d0e8a8fae27c9e36de3f399423e2c6d1 (MD5) Previous issue date: 2016-11-24en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiversidade étnico-racial e de classe socialpt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectFormação de professorpt_BR
dc.titleDiversidade étnico-racial e desigualdade social no contexto escolar: a questão do preconceito na formação continuada de professores(as)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2016-11-24-
Appears in Collections:PSI - Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
61200909.pdf1.43 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.