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dc.contributor.advisorBizerril Neto, José-
dc.contributor.authorRamos, Rodrigo Maciel-
dc.date.accessioned2016-11-28T16:40:57Z-
dc.date.available2016-11-28T16:40:57Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationRAMOS, Rodrigo Maciel. Candomblé e umbanda: caminhos terapêuticos afrobrasileiros. 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9672-
dc.description.abstractAo se realizar um diálogo entre a psicologia e as ciências sociais, observamos que as tendências hegemônicas da psicologia apresentam pouca sensibilidade às variações culturais de nações com cenários multiculturais e híbridos, como o Brasil. Assim, os cânones exclusivamente eurocentrados da psicologia, como vem sendo ensinados e praticados em ambientes acadêmicos brasileiros não oferecem atenção à especificidade histórico-cultural das realidades locais, e por isso, correm o risco de atuarem como tecnologias de subjetivação ocidental. Por contraste, esse estudo descolonizatório, pretende investigar formas de cuidado e caminhos terapêuticos especificamente afro-brasileiros, como o candomblé e a umbanda, gerados a partir da subjetividade social brasileira historicamente constituída, como formas de atender as demandas de sofrimento e angústia da população desse território, composto em sua maior parte por descendentes dos negros africanos, e dos nativos, indígenas. Essas tradições se apresentam como tecnologias de subjetivação afro-brasileiras, onde o transe é uma experiência ritual, normal e fundamental na organização pessoal e na promoção de saúde dos sujeitos afrobrasileiros. Ao contrário de outras leituras, psicopatologizantes, construidas a partir das subjetividades sociais ocidentais. Tendo como referências a teoria da subjetividade de González Rey e o paradigma da corporeidade de Csordas, realizamos uma etnografia e dinâmicas conversacionais com os adeptos do terreiro Tumba Nzo Jimona dia Nzambi, no intuito de compreender os processos de subjetivação afro-brasileira a partir da subjetividade social do candomblé de angola e da umbanda e os benefícios para a saúde. Como parte do processo de investigação, enfatizamos a construção interpretativa e coletiva do conhecimento, em uma aproximação metodológica apoiada na epistemologia qualitativa e na observação participante, com a imersão subjetiva, sensorial e corporal nas celebrações e na convivência cotidiana do terreiro, durante um período de 12 meses. Como o conhecimento e os saberes dos povos bantos, que deram origem ao candomblé de angola se encontram em sua maior parte, ainda, no campo da oralidade, tendo sido objeto de uma quantidade reduzida de estudos acadêmicos, em comparação à outras nações do candomblé, essa dissertação também traz acréscimos e realiza contribuições para a literatura acadêmica acerca dessa cultura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-11-25T17:20:29Z No. of bitstreams: 1 61200866.pdf: 2339371 bytes, checksum: 560ac67c3d0ade92623645f077e0ff2e (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-11-28T16:40:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 61200866.pdf: 2339371 bytes, checksum: 560ac67c3d0ade92623645f077e0ff2e (MD5) Previous issue date: 2016-11en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectCandomblé Angolapt_BR
dc.subjectUmbandapt_BR
dc.subjectSubjetividade afro-brasileirapt_BR
dc.titleCandomblé e umbanda: caminhos terapêuticos afrobrasileirospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.date.criacao2016-11-
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