Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15116
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBrandão, Victor Craviée Rêgo-
dc.contributor.authorMontenegro, Maria Eleusa (coautora)-
dc.date.accessioned2021-06-08T13:59:09Z-
dc.date.available2021-06-08T13:59:09Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.issn978-65-87823-40-9-
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/15116-
dc.description.abstractDisserta-se neste trabalho sobre os caminhos da educação a distância no Brasil, suas características e contornos nos tempos atuais. Tem-se como objetivo investigar a viabilidade do ensino de Projeto de Arquitetura a distância, seus agentes atuantes e interesses por trás da difusão do ensino a distância. Com esse intento, fezse uso de pesquisa bibliográfica, da pesquisa de campo, de dados coletados junto ao Ministério da Educação e da análise documental das principais instituições de ensino em modalidade integralmente EAD, clarificando sobre as disciplinas presenciais para os cursos a distância em contraste com as novas bases curriculares integralmente a distância. A pesquisa de campo realizada com professores de arquitetura confirmou importantes informações que corroboraram e complementaram a pesquisa bibliográfica, como motivos que inviabilizam o ateliê digital, perda contínua de qualidade do ensino e precarização da profissão. Adicionalmente, algumas experiências internacionais que visam e visaram à criação de ateliês virtuais de projeto foram analisadas para descobrir se tiveram êxito ou não e suas razões. Verificou-se, então, que não obtiveram sucesso devido à inexistência de uma plataforma que conseguisse reproduzir as dinâmicas presenciais e metodologias. Concluiu-se que, do ponto de vista metodológico, é sim possível haver transmissão de conhecimento em EAD, mas há escassez de metodologias, tecnologias e disseminação de tecnologias já existentes para que se obtenham resultados mais satisfatórios dentro da disciplina de Projeto de Arquitetura. Entretanto há sério descumprimento de normas que dizem respeito à qualidade das graduações de arquitetura e urbanismo e, dessa forma, receia-se pela qualidade dos cursos que ofertam a disciplina de Projeto de Arquitetura a distância.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2021-06-08T13:58:41Z No. of bitstreams: 1 Ebook EnsinoProjArquiteturaeosDesafiosEAD.pdf: 3277453 bytes, checksum: fe1de272e99e7517e52b8f5fa70fb583 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2021-06-08T13:59:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ebook EnsinoProjArquiteturaeosDesafiosEAD.pdf: 3277453 bytes, checksum: fe1de272e99e7517e52b8f5fa70fb583 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-08T13:59:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ebook EnsinoProjArquiteturaeosDesafiosEAD.pdf: 3277453 bytes, checksum: fe1de272e99e7517e52b8f5fa70fb583 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectArquitetura e EADpt_BR
dc.subjectA disciplina Projeto de Arquitetura a distânciapt_BR
dc.titleO ensino de projeto de arquitetura e os desafios de aprendizagem desta disciplina no ensino a distânciapt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.date.criacao2021-
Appears in Collections:BIB - EBooks

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ebook EnsinoProjArquiteturaeosDesafiosEAD.pdf3.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.