Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16043
metadata.dc.type: TCC
Title: A pandemia da Covid-19 e os pedidos de revisão do índice de reajuste do valor do aluguel nos contratos de locação em shopping center
Authors: Neves, Felipe Alvarenga
metadata.dc.identifier.orientador: Luiz Filipe Couto Dutra
Abstract: O setor de shopping centers possui um relevante papel na economia nacional. Os contratos de locação em shopping centers são contratos empresariais que preveem pagamento mensal de aluguel mínimo, reajustável anualmente conforme índice de correção monetária previsto no instrumento. Os índices mais utilizados nesses contratos são o IGP-DI e o IGP-M, da FGV, que possuem amplo escopo de cobertura econômica e geográfica. Com o advento da pandemia da Covid-19, esses índices apresentaram sucessórios resultados positivos, em elevados percentuais, o que provocou a elevação dos preços dos aluguéis em shoppings. Essa situação fez com que lojistas recorressem ao Judiciário pleiteando a substituição do indexador contratual por outro escolhido unilateralmente. Até o momento, não há um entendimento uniforme nos Tribunais nacionais quanto ao tema. Por esse motivo, o presente trabalho visa avaliar se o aumento do IGP no ano de 2020, oriundo dos reflexos da pandemia na economia, justifica, por si só, alterar o índice previsto nos contratos de locação em shopping centers. O estudo foi realizado a partir de materiais, artigos científicos e livros tanto de instituições quanto de autores renomados que tratam de temas relacionados a shopping centers, índices de correção monetária, direito contratual e direito empresarial, além da legislação correlata. A conclusão alcançada foi de que não é possível revisar o índice contratualmente previsto, com base apenas em alegação relativa ao alto acúmulo registrado pelo indexador no ano de 2020. Para sustentar a conclusão do trabalho, são apresentados argumentos relacionados à natureza do contrato e o objetivo de cada índice, à legislação relativa à correção monetária, às teorias de revisão contratual e ao entendimento jurisprudencial nacional.
Keywords: Contrato de locação
Revisão contratual
Índice de Correção Monetária
Citation: NEVES, Felipe Alvarenga. A pandemia da Covid-19 e os pedidos de revisão do índice de reajuste do valor do aluguel nos contratos de locação em shopping center. 2022. Monografia (Especialização em Direito Empresarial e Contratos) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16043
Issue Date: 2022
Appears in Collections:DIR - Pós-graduação em Direito empresarial e contratos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Felipe Alvarenga Neves.pdf1.6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.