Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16676
metadata.dc.type: TCC
Title: A (in)viabilidade da reclamação como instrumento de controle e superação de teses firmadas em temas repetitivos ou em repercussão geral
Authors: Coninck Júnior, Carlos Fernandes
metadata.dc.identifier.orientador: Cesar Augusto Binder
Abstract: O presente trabalho pretende abordar a questão da possibilidade ou não de se promover reclamação, prevista no artigo 102, I, “l”, artigo 103-A, §3º e artigo 105, I, “f”, todos da Constituição Federal, perante o Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, em controle da aplicação pelos Tribunais de segunda instância de tese firmada em julgamento de demandas repetitivas ou em julgamento de tema de repercussão geral. Também se buscará verificar a possibilidade de utilização desse instrumento processual para fins de superação dos precedentes vinculantes, considerando a sistemática introduzida pelo Código de Processo Civil de 2015 a doutrina sobre o tema e julgados que refletem o posicionamento dos Tribunais Extraordinários no momento. O intuito é o aprofundamento do tema, em análise crítica, para se obter a conclusão final sobre (in)viabilidade deste instrumento processual conforme sistemática vigente.
Keywords: Direito processual civil
Precedentes
Reclamação constitucional
Citation: CONINCK JUNIOR, Carlos Fernandes. A (in)viabilidade da reclamação como instrumento de controle e superação de teses firmadas em temas repetitivos ou em repercussão geral. 2022. Monografia (Especialização em Prática Processual nos Tribunais Superiores) - Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2022.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16676
Issue Date: 2023
Appears in Collections:DIR - Pós-graduação em Prática Processual nos Tribunais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
52000184.pdf472.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.