Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17008
metadata.dc.type: TCC
Title: A inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista no mercado de trabalho: um estudo qualitativo sobre a perspectiva de gestores organizacionais
Authors: Silva, Rebeca Nascimento
metadata.dc.identifier.orientador: Patrícia Emanuele da Cruz Dias Ribeiro
Abstract: A presente pesquisa buscou identificar quais estratégias e recursos as empresas possuem para a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), cabendo questionar quais as percepções dos gestores sobre a inclusão de colaboradores com TEA nas organizações. Para isso, o método utilizado para guiar o processo de pesquisa deste trabalho é de caráter qualitativo, em que foram realizadas seis entrevistas semiestruturadas com gestoras de diferentes organizações e tendo autistas como colaboradores. As entrevistas foram analisadas através da Análise de Conteúdo (AC) e foram definidas quatro categorias: (A) Percepção sobre a Inclusão de pessoas com TEA no mercado de trabalho; (B) Estratégias de inclusão de pessoas com TEA nas organizações.; (C) Desafios para a inclusão de profissionais com TEA nas organizações e (D) Sugestões para inclusão mais efetiva de pessoas com TEA nas organizações. Os resultados encontrados demonstram ser uma temática recente nas organizações, sendo um percurso ainda pouco explorado e desenvolvido, em que atualmente estão se adaptando, aprendendo e implementando novas práticas, ou estão em busca delas. Dessa forma pode-se concluir que seria pertinente a realização de estudos mais abrangentes sobre o tema e com maior profundidade, principalmente em âmbito nacional, buscando elucidar o cenário brasileiro na inclusão de pessoas com TEA no mercado de trabalho.
Keywords: Inclusão no ambiente de trabalho
Transtorno do Espectro Autista
TEA
Citation: SILVA, Rebeca Nascimento. A inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista no mercado de trabalho: um estudo qualitativo sobre a perspectiva de gestores organizacionais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicologia) - Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, 2023.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17008
Issue Date: 2023
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
21901960.pdf395.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.