Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17401
metadata.dc.type: TCC
Title: Transformando memes em sabedoria: uma experiencia ativa
Authors: Castro, Thailine Jemime Oliveira de
metadata.dc.identifier.orientador: Emilly Cristina A. dos Santos
Abstract: O uso de metodologias ativas, especialmente em ciências e biologia, é crucial para captar a atenção dos alunos, sendo as ferramentas digitais, como memes, cada vez mais relevantes. Este estudo busca explorar a conexão entre memes e educomunicação, com o objetivo de criar um guia para professores no ensino de ciências. Utilizando uma abordagem qualitativa, foram encontrados sete artigos relacionando memes com educomunicação, além de 58 memes nas redes sociais. O guia, apresentado como um parque de diversões, abrange tutoriais sobre a criação e uso de memes em sala de aula. Destaca-se a importância da capacitação dos professores para otimizar o uso eficaz dos memes, reconhecendo sua relevância na cultura de compartilhamento de informações no universo cibernético. O estudo aponta para o potencial de crescimento nessa área, especialmente em biologia, devido à escassez de publicações focadas nesse contexto.
Keywords: Educomunicação com memes
Guia para professores
Educação ativa
Citation: CASTRO, Thailine Jemime Oliveira de. Transformando memes em sabedoria: uma experiência ativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2023.
URI: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/17401
Issue Date: 2023
Appears in Collections:BIO - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
22152177.pdf42.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.