Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1124
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância do plano de comunicação no gerenciamento de crise: estudo de caso da estratégia adotada pela aeronáutica apos o acidente em Alcântara
Authors: Virginio, Adriana de Almeida
metadata.dc.contributor.advisor: Rodrigues, Gisele
Abstract: Qualquer empresa está sujeita a uma crise e esse acontecimento imprevisto pode prejudicar a imagem de qualquer instituição. Existem formas de preparo aos profissionais que trabalham em assessoria de imprensa, para os auxiliarem a enfrentar a situação inesperada nas organizações. com objetivo de verificar a importância de um plano de comunicação no gerenciamento de crise, este trabalho apresenta um estudo de caso da estratégia adotada pela Aeronáutica na ocasião do acidente ocorrido na plataforma de lançamentos de foguetes em Alcântara(MA), no dia 22 de agosto de 2003. A análise permite verificar se o planejamento estratégico de comunicação feito anteriormente ao lançamento do foguete auxiliou a assessoria de imprensa do órgão nos contatos com a imprensa. Além disso, verificou-se como a mídia repercutiu o acidente, se as informações prejudicaram ou não à Aeronáutica. A crise vivida pela instituição teve grande repercussão, além de ter deixado 21 funcionários mortos. A assessoria de imprensa é muito procurada em ocasiões como essa, e a preparação para atender a grande demanda pode ser crucial: ou faz com que o órgão saia como imagem negativa na mídia ou reverte a crise a seu favor.
URI:  https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1124
Issue Date: Jan-2006
Appears in Collections:JOR - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20264310.pdf114.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.