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dc.contributor.advisorPasquetti, Luis Antoniopt_BR
dc.contributor.authorMeneses, Munyk Silvapt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T15:05:07Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:09:17Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T15:05:07Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:09:17Z-
dc.date.issued2004-07pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1284-
dc.description.abstractA motivação inicial para elaboração desta monografia ocorreu devido à publicação pelo National Institute of Standards and Technology (NIST) de um estudo onde foi comparado o desempenho de uma carteira fictícia montada com ações das empresas vencedoras do Prêmio Malcolm Baldrige e uma carteira formada por empresas que compunham o índice S&P 500 na década passada. O desempenho da carteira das vencedoras obteve um retorno de 512,24% contra um retorno de 115,17% do mercado. Como similar ao Prêmio Malcolm Braldrige, existe no Brasil o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), que teve sua primeira versão realizada em 1992. Com base neste Prêmio, o objetivo desse estudo é analisar o retorno dos acionistas das empresas premiadas pelo Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), comparando-os com o retorno do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (IBOVESPA). Para a realização desta análise, utilizou-se a pesquisa exploratória através de levantamento bibliográfico. Na pesquisa bibliográfica, buscou-se o entendimento da evolução da qualidade, bem como o seu conceito, os precursores da qualidade, enfatizando o principal deles, e a descrição do Prêmio Nacional da Qualidade. Na apresentação dos dados, buscou-se a cotação das empresas premiadas e do IBOVESPA, com o objetivo de conhecer o retorno das ações e compará-los com o retorno do índice do mercado, através de métodos estatísticos, utilizando testes de duas amostras para médias, a fim de verificar se as médias dessas amostras são iguais. Para a realização dos testes das hipóteses, foram considerados dois cenários: (1) nível de erro de 5% e (2) nível de erro de 10%. Diante da análise e interpretação dos dados, constatou-se que, para a amostra em questão, o resultado é relativamente inconclusivo, chegando-se a respostas diferentes dependendo do nível de erro admitido no referido estudo. Apesar dos dados amostrais apontarem para um resultado inconclusivo, o PNQ é, na opinião dos executivos das empresas ganhadoras, um fator que agrega valor à organização.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO premio nacional da qualidade como fator agregador de valor nas organizaçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2004-07pt_BR
Appears in Collections:PUB - Graduação

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