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dc.contributor.advisorSilveira, Érico dapt_BR
dc.contributor.authorRebello, Bernardo Monteiropt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T15:05:12Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:09:18Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T15:05:12Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:09:18Z-
dc.date.issued2005-01pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1291-
dc.description.abstractNesta monografia se analisa o papel do fotojornalismo como um instrumento de entretenimento do grande público, isto é, a função de entretenimento desempenhada pela fotografia nos meios de comunicação de massa na era da indústria cultural. Partimos da hipótese de que a fotografia, introduzida nos meios de comunicação com o intuito de registrar a realidade, não tem o papel único de ilustrar os fatos descritos no texto, mas tem também a função de entreter o leitor. Foi realizada uma análise preliminar sob o ponto de vista histórico e conceitual da transformação do papel da fotografia desde sua inserção nos meios de comunicação, baseada em livros sobre a história da fotografia e a introdução do fotojornalismo nos meios de comunicação de massa; posteriormente fizemos um estudo sobre as teorias derivadas da indústria cultural e da indústria do entretenimento. Aplicamos estas teorias à prática analisando fotografias da guerra do Iraque veiculadas na revista VEJA de março de 2003, escolhidas propositadamente para ilustrar que mesmo se tratando de um fato trágico, como uma guerra, as fotos, de uma certa maneira, entretêm o leitor. Finalmente, analisamos o papel alienador da fotografia uma vez que ela, na maioria dos casos, retrata uma visão da realidade imediata e aparente, afastando do receptor da mensagem a reflexão e a construção de um juízo de valor mais aprofundado sobre o assunto. Na elaboração deste estudo utilizamos o método dedutivo-abdutivo, de recensão bibliográfica, além do estudo de caso e entrevista. A conclusão desta monografia não tem como objetivo chegar a uma idéia definitiva sobre o tema, mas sim, chamar a atenção sobre alguns pontos importantes sobre o papel do fotojornalismo como entretenimento no mundo atual.-
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleO fotojornalismo e o entretenimento: das guerras as celebridadespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2005-01pt_BR
Appears in Collections:JOR - Graduação

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