Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1628
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Busato, Cláudia | pt_BR |
dc.contributor.author | Barbosa, Camila Martins | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T14:42:48Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:10:26Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T14:42:48Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:10:26Z | - |
dc.date.issued | 2007-07 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1628 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem como finalidade propor uma análise acerca da importância da fotografia dentro da construção da memória social e individual. Para isso, foram feitas análises de fotografias que foram inúmeras vezes veiculadas na mídia ao longo da história, ou seja, imagens marcantes dentro da história e da cultura da sociedade ocidental do século XX, seja por seu caráter documental, informativo e histórico, seja por seu caráter artístico, lúdico. Assim, para este estudo foi analisado um breve histórico da fotografia como elemento de construção da identidade e cultura da sociedade, uma vez que o contexto social da imagem, bem como do fotógrafo e do observador, é importante para que a imagem tenha relevância na construção da memória. O estudo da memória foi analisado a partir da sua relação com as imagens fotográficas. Além disso, a abordagem semiótica foi utilizada na tentativa de analisar a percepção e interpretação de elementos fotográficos, procurando uma reflexão acerca dos múltiplos significados imagéticos, da linguagem fotográfica e dos elementos que compõem a imagem. A fotografia, em sua importância como signo indexcical, é uma importante fonte de acervo e patrimônio cultural e histórico, bem como fonte de processos perceptivos e sensitivos, por ser um signo composto de elementos icônicos. Por fim, este estudo propõe que sejam aprofundados os estudos da imagem, a fim de que a comunicação através dela, bem como sua produção possam ser melhor efetuados e compreendidos. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:10:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20413170.pdf.txt: 60582 bytes, checksum: 3da71d29b4fdd936f4d23f6d87d2cbd4 (MD5) 20413170.pdf: 962645 bytes, checksum: b4f3a6677324cf105c74821babf4ffe6 (MD5) Previous issue date: 2007-07 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Fotografia e memória: uma análise semiótica de imagens do século XX | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2007-07 | pt_BR |
Appears in Collections: | PUB - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20413170.pdf | 940.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.