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dc.contributor.advisorSantos Filho, José Severianopt_BR
dc.contributor.authorAfonso, Gouthier Diaspt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T15:10:36Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:10:30Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T15:10:36Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:10:30Z-
dc.date.issued2004-07pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1652-
dc.description.abstractO presente trabalho é um estudo da retórica política, com base na campanha presidencial brasileira de 1989. Inicialmente, há uma fundamentação teórica, onde se discutem, entre outros, os conceitos de ideologia, discurso e retórica. Esta última é tomada como uma forma de comunicação visando promover a identificação das pessoas, em busca de sua cooperação. A metodologia empregada baseou-se na análise retórica dos programas de propaganda política gratuita pela televisão, utilizando um modelo que divide os atos retóricos das campanhas em dois modos: a persuasão e a sedução. A persuasão foi observada a partir dos tópicos: análises de problemas nacionais; valores professados e propostas apresentadas. A sedução foi observada a partir dos tópicos: personagens do drama político, conflito, interpretação, formatos de televisão e música. Um capítulo é destinado a examinar as funções dramatúrgicas nas campanhas analisadas. A partir desses dados, o trabalho sugere que a determinação dos significados do voto depende de uma análise integrada das análises do cenário político, da propaganda política e das audiências, que são intérpretes dos signos da campanha. Ao final, há considerações gerais sobre a argumentação política, formatos de televisão, o papel da imagem na propaganda, a campanha como ação dramática.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:10:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20184927.pdf.txt: 172003 bytes, checksum: b43127e30c594f982009e09120a7260e (MD5) 20184927.pdf: 341795 bytes, checksum: 3d77f5518ec05e37afca8f31f24b88f6 (MD5) Previous issue date: 2004-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA importância da propaganda no processo eleitoral das eleições brasileiras de 1989pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2004-07pt_BR
Appears in Collections:PUB - Graduação

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