Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1937
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFélix, Joana d’Arc Bicalhopt_BR
dc.contributor.authorDonas, Luiz Felipe Pereira Carrilhopt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T15:16:12Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:11:34Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T15:16:12Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:11:34Z-
dc.date.issued2009-01pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1937-
dc.description.abstractEste trabalho faz uma abordagem sobre o marketing para as Micro e Pequenas Empresas – MPE's, por meio de uma análise comparativa entre a literatura existente e a visão dos empresários sobre o assunto. As MPE's são grandes responsáveis pelo desenvolvimento da economia brasileira, representando 99,2% dos empreendimentos em operação, sendo as maiores geradoras de renda e empregos no país. Apesar dos ótimos dados, 56,4% destes negócios se extinguem até os três primeiros anos de vida, em decorrência da falta de planejamento, inclusive em marketing. Atualmente, o mercado é altamente competitivo e os clientes são cada vez mais exigentes, desta forma, o marketing pode desempenhar um importante papel, contribuindo às empresas que possuem escassez de recursos, representando um valioso instrumento para otimização dos resultados. Isso porque, para que todas as áreas de uma empresa tenham um correto direcionamento, é de suma importância que o marketing esteja inserido em seu cotidiano. Entretanto, em virtude da falta de conhecimento, as MPE´s acabam realizando ações isoladas e sem planejamento que, muitas vezes, não são condizentes com a realidade das mesmas e, ao não atingir a meta traçada, uma ação torna-se dispendiosa. O interesse de estudar o marketing nas MPE´s surgiu do contato com empresários que têm uma visão errônea a respeito do marketing, por julgarem ser uma ferramenta de alto custo e desnecessária. O objetivo geral do trabalho é analisar como as MPE's trabalham o marketing e os itens do composto mercadológico: Produto, Praça, Preço e Promoção. Este trabalho trará uma revisão da literatura, seguida de uma pesquisa realizada com MPE's, para assim, diagnosticar a realidade do marketing no cotidiano das mesmas. Concluiu-se que as MPE's desconhecem a importância e o conceito do marketing e o valor de suas ferramentas para a sobrevivência e crescimento no mercado. Para trabalhar marketing não são necessários gastos exorbitantes e sim, planejamento, sendo aconselhável destinar 5% do faturamento para investimentos na área.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:11:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20526503.pdf.txt: 138495 bytes, checksum: b86f98f096917b73b8959dc3f7619f69 (MD5) 20526503.pdf: 3581715 bytes, checksum: baabcf8f69e3ad98cc5a20da63117ea4 (MD5) Previous issue date: 2009-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketing-
dc.subjectPlanejamento-
dc.subjectMicro e Pequena Empresa-
dc.titleMarketing para Micro e Pequenas Empresaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2009-01pt_BR
Appears in Collections:PUB - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20526503.pdf3.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.