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dc.contributor.authorAlves, Cristiano Henrique Menesesen_US
dc.date.accessioned2013-04-29T18:57:32Zen_US
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dc.date.available2013-04-29T18:57:32Zen_US
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dc.date.issued2012en_US
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/1957-
dc.description.abstractO presente trabalho procura observar e analisar, através de pesquisa conceitos e aplicações a respeito de marketing, marcas e marketing esportivos. Através desse estudo, busca-se identificar onde essas ferramentas poderão ser aplicadas no futebol com o objetivo de administrar a gestão de um clube. É feito a contextualização do esporte futebolístico, mostrando onde surgiu, como é o esporte e o seu apelo popular dentro da sociedade. É contado sobre a história do futebol no Brasil, identificando os primeiros títulos conquistados pelo país na modalidade. Visando diretamente a gestão de um clube são colocadas as principais ferramentas que geram suas receitas, onde os principais clubes do país conseguem se manter para montar um time competitivo. São estudados os Estádios em que cada time joga, os patrocínios como principal fonte de renda e a mídia como está sendo utilizada. Para melhor visualizar os dois últimos pontos são colocados dois exemplos bastante comentados e trabalhados que é o caso do jogador Ronaldinho Gaúcho e do jogador Neymar. Após todos os estudos e pesquisas é feita uma análise de resultados onde são colocados os principais pontos e é identificada a mudança de foco para uma gestão melhor administrada do clube.-
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-04-29T18:57:32Z No. of bitstreams: 1 20806075.pdf: 1606437 bytes, checksum: 63d9b6aa2bd26bdc9da329d58cf013be (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectClubept_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.titleFutebol. Foco na gestão ou na bola?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-06en_US
dc.identifier.orientadorMauro Castropt_BR
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