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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2073
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Carvalho, Maíra | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Jaime Cesar Pacheco Alves dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2012-10-30T15:16:33Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:12:01Z | - |
dc.date.available | 2012-10-23 | pt_BR |
dc.date.available | 2012-10-30T15:16:33Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:12:01Z | - |
dc.date.issued | 2009-01 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2073 | - |
dc.description.abstract | A filmografia de terror do período de trinta anos que compreendeu as décadas de 1950, 1960 e 1970, acompanhou o medo se aproximar e como a sociedade estadunidense lidava com ele. Na década de 1950, o terror era algo longínquo, que vinha de fora para bagunçar a estrutura social da América. Nesse sentido, o filme Vampiros de Almas de Don Siegel, sintetizou as inseguranças dos Estados Unidos de se render ao regime comunista e a paranóia vigente com a caça às bruxas comandada pelo Senador McCarthy. A década de 1960 começou, então, com a promessa de quebra dos sonhos dourados prometidos na década anterior. As minorias inconformadas com o tratamento desigual, passaram a lutar pelos Direitos Civis e os mais conservadores perceberam que o perigo já não era externo, mas interno. A suplantação do velho pelo novo é um dos sentimentos presentes no filme A Noite dos Mortos-Vivos, de George A. Romero, que retratava as idéias retrógradas como mortos que insistiam em se manter ativos. A aproximação do terror, enfim, atingiu as famílias na década de 1970, em um já esperado choque de gerações que o filme O Exorcista, de William Friedkin representou ao mostrar uma mãe que já não sabia lidar com a própria filha. Usando de alegorias, esses filmes e alguns outros desse período, estreitaram as relações entre ficção e realidade, imprimindo um aspecto documental a essas produções. | - |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:12:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20563959.pdf.txt: 125984 bytes, checksum: 855ffac08e06d0fb5d829cb2b52ecd58 (MD5) 20563959.pdf: 547768 bytes, checksum: 8b2be149d2d20535a856bd28a43bf886 (MD5) Previous issue date: 2009-01 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Os filmes de terror como alegoria para os horrores sociais | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2009-01 | pt_BR |
Appears in Collections: | PUB - Graduação |
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File | Description | Size | Format | |
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20563959.pdf | 534.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
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