Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2571
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPrestes, Zoia Ribeiro-
dc.contributor.authorAraújo, Ana Paula Falcão deen_US
dc.date.accessioned2012-07-30T15:24:14Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:56:52Z-
dc.date.available2012-07-30T15:24:14Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:56:52Z-
dc.date.issued2012-06en_US
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2571-
dc.description.abstractA distância entre os objetivos teóricos da escola e a realidade em que se observa desânimo, falta de autonomia dos alunos e tendência à padronização e mecanização das atividades em detrimento da liberdade, criatividade e coletividade, leva ao questionamento da educação formal. Dentro deste contexto, este trabalho tem a intenção de explorar a proposta desenvolvida por uma associação de pais, educadores e crianças no Distrito Federal, que envolve a educação de 5 crianças, com idades de 7 a 11 anos, de forma não convencional. Os instrumentos de metodologia de pesquisa utilizados foram relatórios de observação e entrevistas semi-estruturadas, feitas durante visitas à instituição e nas reuniões semanais do Conselho Pedagógico. Constatou-se que a escola não segue um currículo, os conteúdos explorados não são separados em disciplinas e não existe um sistema de avaliação por notas. As avaliações são processuais e analisam os percursos coletivos, assim como os individuais. As crianças são sujeitos das suas próprias trajetórias de conhecimento. O aprendizado é orientado pelo interesse delas. Não há separação das atividades por idade. O grupo desenvolve atividades de forma colaborativa, com a busca de uma transmissão horizontal de conhecimentos, em que os educadores são parceiros na construção de um saber universal. Essa iniciativa se apresenta como uma das possibilidades existentes de alternativa à escola tradicional e, como outras propostas, carece de acompanhamento e aperfeiçoamento.-
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Reitor João Herculino (biblioteca@uniceub.br) on 2012-07-30T15:24:13Z No. of bitstreams: 1 20706920.pdf: 380378 bytes, checksum: 669c12dbc069c0cfa0825bf36970333d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-07-30T15:24:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20706920.pdf: 380378 bytes, checksum: 669c12dbc069c0cfa0825bf36970333d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:56:52Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20706920.pdf.txt: 104078 bytes, checksum: 428d1025064746cbf99aca86799551eb (MD5) license.txt: 346 bytes, checksum: 6440c47a50909adf871d5cc0caf0b4f9 (MD5) 20706920.pdf: 380378 bytes, checksum: 669c12dbc069c0cfa0825bf36970333d (MD5) Previous issue date: 2012-07-30en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscola alternativapt_BR
dc.subjectEscola formalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA escola fora da escola: estudo sobre uma proposta alternativa no DFpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-07-30en_US
dc.identifier.orientadorZoia Ribeiro Prestespt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20706920.pdf371.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.