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https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2571
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Prestes, Zoia Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Araújo, Ana Paula Falcão de | en_US |
dc.date.accessioned | 2012-07-30T15:24:14Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:56:52Z | - |
dc.date.available | 2012-07-30T15:24:14Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:56:52Z | - |
dc.date.issued | 2012-06 | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2571 | - |
dc.description.abstract | A distância entre os objetivos teóricos da escola e a realidade em que se observa desânimo, falta de autonomia dos alunos e tendência à padronização e mecanização das atividades em detrimento da liberdade, criatividade e coletividade, leva ao questionamento da educação formal. Dentro deste contexto, este trabalho tem a intenção de explorar a proposta desenvolvida por uma associação de pais, educadores e crianças no Distrito Federal, que envolve a educação de 5 crianças, com idades de 7 a 11 anos, de forma não convencional. Os instrumentos de metodologia de pesquisa utilizados foram relatórios de observação e entrevistas semi-estruturadas, feitas durante visitas à instituição e nas reuniões semanais do Conselho Pedagógico. Constatou-se que a escola não segue um currículo, os conteúdos explorados não são separados em disciplinas e não existe um sistema de avaliação por notas. As avaliações são processuais e analisam os percursos coletivos, assim como os individuais. As crianças são sujeitos das suas próprias trajetórias de conhecimento. O aprendizado é orientado pelo interesse delas. Não há separação das atividades por idade. O grupo desenvolve atividades de forma colaborativa, com a busca de uma transmissão horizontal de conhecimentos, em que os educadores são parceiros na construção de um saber universal. Essa iniciativa se apresenta como uma das possibilidades existentes de alternativa à escola tradicional e, como outras propostas, carece de acompanhamento e aperfeiçoamento. | - |
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dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escola alternativa | pt_BR |
dc.subject | Escola formal | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A escola fora da escola: estudo sobre uma proposta alternativa no DF | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012-07-30 | en_US |
dc.identifier.orientador | Zoia Ribeiro Prestes | pt_BR |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
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