Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2577
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rey, Fernando Luis González | - |
dc.contributor.author | Bezerra, Marília dos Santos | en_US |
dc.date.accessioned | 2012-07-30T17:14:33Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:56:53Z | - |
dc.date.available | 2012-07-30T17:14:33Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:56:53Z | - |
dc.date.issued | 2012 | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2577 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho é resultado de um estudo qualitativo baseado na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa, ambos de González Rey. O principal objetivo desse estudo foi explorar, analisar e discutir as influencias dos aspectos subjetivos, de três sujeitos que apresentaram algum tipo dificuldade na aquisição de conteúdos escolares, enfatizando a singularidade do sujeito que aprende a partir de uma perspectiva histórico-cultural. Utilizou-se como instrumentos completamento de frases, dinâmica conversacional, jogo de sentimentos, entrevista semiestruturada e representações gráficas, a fim de encontrar núcleos de sentido subjetivos que poderiam configurar-se como facilitadores ou inibidores da aprendizagem. A discussão do trabalho foi realizada por meio de uma análise construtivointerpretativo, o que possibilitou a compreensão da dificuldade de aprendizagem para cada sujeito. Sendo assim, foi possível compreender, que a produção subjetiva de cada participante está atrelada à história de vida, à cultura, valores sociais, bem como sua relação com o momento atual. Portanto, os sentidos subjetivos dos participantes não estavam limitados apenas à experiência vivida no contexto escolar, mas integravam sentidos subjetivos constituídos em outras esferas da vida dos participantes. Dessa forma, o trabalho vem apresentar a importância da singularidade do sujeito que aprende na sua relação com diversos espaços em que ele transita. | - |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Reitor João Herculino (biblioteca@uniceub.br) on 2012-07-30T17:14:33Z No. of bitstreams: 1 20767418.pdf: 582410 bytes, checksum: 9e1ae1c2268a905a91a04e35dbd0fc9f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2012-07-30T17:14:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20767418.pdf: 582410 bytes, checksum: 9e1ae1c2268a905a91a04e35dbd0fc9f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:56:53Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20767418.pdf.txt: 149054 bytes, checksum: 36ed0e3191e730ca74db95bc231672bc (MD5) license.txt: 346 bytes, checksum: 6440c47a50909adf871d5cc0caf0b4f9 (MD5) 20767418.pdf: 582410 bytes, checksum: 9e1ae1c2268a905a91a04e35dbd0fc9f (MD5) Previous issue date: 2012-07-30 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sentido subjetivo | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia qualitativa | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem e subjetividade: um caminho possível | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012-07-30 | en_US |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20767418.pdf | 568.76 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.