Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2577
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRey, Fernando Luis González-
dc.contributor.authorBezerra, Marília dos Santosen_US
dc.date.accessioned2012-07-30T17:14:33Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:56:53Z-
dc.date.available2012-07-30T17:14:33Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:56:53Z-
dc.date.issued2012en_US
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2577-
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de um estudo qualitativo baseado na Teoria da Subjetividade e na Epistemologia Qualitativa, ambos de González Rey. O principal objetivo desse estudo foi explorar, analisar e discutir as influencias dos aspectos subjetivos, de três sujeitos que apresentaram algum tipo dificuldade na aquisição de conteúdos escolares, enfatizando a singularidade do sujeito que aprende a partir de uma perspectiva histórico-cultural. Utilizou-se como instrumentos completamento de frases, dinâmica conversacional, jogo de sentimentos, entrevista semiestruturada e representações gráficas, a fim de encontrar núcleos de sentido subjetivos que poderiam configurar-se como facilitadores ou inibidores da aprendizagem. A discussão do trabalho foi realizada por meio de uma análise construtivointerpretativo, o que possibilitou a compreensão da dificuldade de aprendizagem para cada sujeito. Sendo assim, foi possível compreender, que a produção subjetiva de cada participante está atrelada à história de vida, à cultura, valores sociais, bem como sua relação com o momento atual. Portanto, os sentidos subjetivos dos participantes não estavam limitados apenas à experiência vivida no contexto escolar, mas integravam sentidos subjetivos constituídos em outras esferas da vida dos participantes. Dessa forma, o trabalho vem apresentar a importância da singularidade do sujeito que aprende na sua relação com diversos espaços em que ele transita.-
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Reitor João Herculino (biblioteca@uniceub.br) on 2012-07-30T17:14:33Z No. of bitstreams: 1 20767418.pdf: 582410 bytes, checksum: 9e1ae1c2268a905a91a04e35dbd0fc9f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2012-07-30T17:14:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20767418.pdf: 582410 bytes, checksum: 9e1ae1c2268a905a91a04e35dbd0fc9f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:56:53Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20767418.pdf.txt: 149054 bytes, checksum: 36ed0e3191e730ca74db95bc231672bc (MD5) license.txt: 346 bytes, checksum: 6440c47a50909adf871d5cc0caf0b4f9 (MD5) 20767418.pdf: 582410 bytes, checksum: 9e1ae1c2268a905a91a04e35dbd0fc9f (MD5) Previous issue date: 2012-07-30en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.subjectSentido subjetivopt_BR
dc.subjectEpistemologia qualitativapt_BR
dc.titleAprendizagem e subjetividade: um caminho possívelpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-07-30en_US
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20767418.pdf568.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.