Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2582
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPérez-Nebra, Amalia Raquel-
dc.contributor.authorBonato, Bruna Griebeleren_US
dc.date.accessioned2013-02-26T13:34:39Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:56:54Z-
dc.date.available2013-02-26T13:34:39Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:56:54Z-
dc.date.issued2012-12en_US
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2582-
dc.description.abstractA presente pesquisa ocupou-se em compreender alguns aspectos do (in) sucesso escolar no contexto rural. Como os diferentes atores do processo ensino aprendizagem (professores e alunos) estão envolvidos e suas atribuições. Para compreensão das percepções dos envolvidos no processo do fracasso escolar, utilizou-se a base teórica segundo o modelo atribucional de Weiner. Para o alcance desse objetivo foram realizados dois estudos com três grupos a saber: professores, alunos do segundo ciclo escolar e alunos do ensino médio. O Estudo 1, com a aplicação de questionário para professores e alunos, mostrou uma clara diferença de crenças entre os grupos. O Estudo 2 objetivou aprofundar os resultados do Estudo 1, utilizando entrevistas semi-estruturadas. Como resultado foi possível observar que os alunos realizam atribuições internas tanto do sucesso quanto do fracasso escolar, diferente dos professores. Sugere-se também que a relação afetiva com o professor é um ponto fundamental que contribui para o sucesso acadêmico dos alunos. Com relação aos professores, corroborou-se os estudos e a teoria segundo o erro fundamental da atribuição, em que se atribuiu o sucesso escolar a algo interno e o fracasso a algo externo.-
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-02-26T13:34:39Z No. of bitstreams: 1 20820547.pdf: 718445 bytes, checksum: 33b776a83dd8ea7628db823438d3e353 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-02-26T13:34:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20820547.pdf: 718445 bytes, checksum: 33b776a83dd8ea7628db823438d3e353 (MD5) Previous issue date: 2012-12en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:56:54Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20820547.pdf.txt: 117935 bytes, checksum: 322e1f07385103c4175b7b36cb9fdc60 (MD5) license.txt: 362 bytes, checksum: b9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4 (MD5) 20820547.pdf: 718445 bytes, checksum: 33b776a83dd8ea7628db823438d3e353 (MD5) Previous issue date: 2012-12en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectSucesso escolarpt_BR
dc.subjectErro fundamental de atribuiçãopt_BR
dc.subjectWeinerpt_BR
dc.subjectAtribuição de causalidadept_BR
dc.titlePercepção de professores e alunos sobre o (in)sucesso escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-12en_US
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20820547.pdf701.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.