Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2582
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pérez-Nebra, Amalia Raquel | - |
dc.contributor.author | Bonato, Bruna Griebeler | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-02-26T13:34:39Z | en_US |
dc.date.accessioned | 2013-05-09T20:56:54Z | - |
dc.date.available | 2013-02-26T13:34:39Z | en_US |
dc.date.available | 2013-05-09T20:56:54Z | - |
dc.date.issued | 2012-12 | en_US |
dc.identifier.uri | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2582 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa ocupou-se em compreender alguns aspectos do (in) sucesso escolar no contexto rural. Como os diferentes atores do processo ensino aprendizagem (professores e alunos) estão envolvidos e suas atribuições. Para compreensão das percepções dos envolvidos no processo do fracasso escolar, utilizou-se a base teórica segundo o modelo atribucional de Weiner. Para o alcance desse objetivo foram realizados dois estudos com três grupos a saber: professores, alunos do segundo ciclo escolar e alunos do ensino médio. O Estudo 1, com a aplicação de questionário para professores e alunos, mostrou uma clara diferença de crenças entre os grupos. O Estudo 2 objetivou aprofundar os resultados do Estudo 1, utilizando entrevistas semi-estruturadas. Como resultado foi possível observar que os alunos realizam atribuições internas tanto do sucesso quanto do fracasso escolar, diferente dos professores. Sugere-se também que a relação afetiva com o professor é um ponto fundamental que contribui para o sucesso acadêmico dos alunos. Com relação aos professores, corroborou-se os estudos e a teoria segundo o erro fundamental da atribuição, em que se atribuiu o sucesso escolar a algo interno e o fracasso a algo externo. | - |
dc.description.provenance | Submitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-02-26T13:34:39Z No. of bitstreams: 1 20820547.pdf: 718445 bytes, checksum: 33b776a83dd8ea7628db823438d3e353 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-02-26T13:34:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20820547.pdf: 718445 bytes, checksum: 33b776a83dd8ea7628db823438d3e353 (MD5) Previous issue date: 2012-12 | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2013-05-09T20:56:54Z (GMT). No. of bitstreams: 3 20820547.pdf.txt: 117935 bytes, checksum: 322e1f07385103c4175b7b36cb9fdc60 (MD5) license.txt: 362 bytes, checksum: b9e0d9c10d77debde1a5ea963f0e67b4 (MD5) 20820547.pdf: 718445 bytes, checksum: 33b776a83dd8ea7628db823438d3e353 (MD5) Previous issue date: 2012-12 | en |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Fracasso escolar | pt_BR |
dc.subject | Sucesso escolar | pt_BR |
dc.subject | Erro fundamental de atribuição | pt_BR |
dc.subject | Weiner | pt_BR |
dc.subject | Atribuição de causalidade | pt_BR |
dc.title | Percepção de professores e alunos sobre o (in)sucesso escolar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.date.criacao | 2012-12 | en_US |
Appears in Collections: | PSI - Graduação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20820547.pdf | 701.61 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.