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dc.contributor.advisorQueiroz, Morgana de Almeida-
dc.contributor.authorBrito, Renata Delfinoen_US
dc.date.accessioned2013-02-26T17:16:42Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:56:55Z-
dc.date.available2013-02-26T17:16:42Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:56:55Z-
dc.date.issued2012-11en_US
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2586-
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo analisar a representação e a narrativa infantil sobre o processo de internação, adoecimento e tratamento através de desenho dirigido sobre o tema, visando analisar como elas enfrentam e elaboram esse processo de hospitalização. Na fundamentação teórica será abordado o processo de hospitalização, contemplando o nascimento e a reorganização do hospital ao longo dos séculos, bem como as características que envolvem esse processo – tanto em seu aspecto geral, quanto ao aspecto infantil –, problematizando a interferência e as consequências que ele acarreta na vida da criança e de seus familiares. Também serão abordadas algumas estratégias de enfrentamento da situação – que podem ser utilizadas tanto pelos indivíduos acometidos pela patologia, quanto por seus acompanhantes, familiares e redes de apoio –, o papel exercido pelo profissional de Psicologia dentro âmbito hospitalar e suas possibilidades de intervenção, bem como a influência e as características do desenho enquanto técnica projetiva. A metodologia envolveu a realização de pesquisa qualitativa com duas crianças, envolvendo observação participante e entrevistas individuais semi-estruturadas a partir de desenhos elaborados por elas. Foi utilizada a análise de conteúdo e foram elaboradas três categorias analíticas para a análise e discussão. A análise evidencia que sentimentos de medo, dor e raiva estão muito presentes nesse contexto, geralmente associados aos procedimentos médicos necessários ao quadro patológico; que o vínculo afetivo da criança com uma figura de valor que a acompanhe nesse processo contribui significativamente para o seu bem-estar; que o período de hospitalização gera interferências psicológicas devido à mudança nas atividades diárias; que as atividades lúdicas auxiliam o contato da criança com sua realidade infantil e melhor enfrentamento da situação; que a expressão do sentimento infantil deve ser valorizada e respeita a fim de auxiliar na elaboração da internação; e que o manejo da equipe de saúde também é de suma importância para a minimização dos aspectos negativos da hospitalização infantil. Assim, diante desses aspectos, buscou-se analisar como essas características que envolvem a hospitalização interferem psicologicamente nos indivíduos expostos a esse contexto, pretendendo, a partir disso, desenvolver estratégias e manejos de intervenção por parte da equipe de saúde que os acompanha e também possibilitar que os envolvidos também enfrentem da melhor maneira o processo, minimizando aspectos negativos para que não influenciem no quadro clínico apresentado.-
dc.description.provenanceSubmitted by Rosemary Tourinho Pereira (rosemary.pereira@uniceub.br) on 2013-02-26T17:16:42Z No. of bitstreams: 1 20821175.pdf: 1819579 bytes, checksum: 2bb19677ad0535162ce319a184ba645c (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHospitalizaçãopt_BR
dc.subjectHospitalização infantilpt_BR
dc.subjectDesenhopt_BR
dc.titleO desenho e a representação infantil do processo de adoecimento, internação e tratamentopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2012-11en_US
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