Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2588
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSchneider, Ciomarapt_BR
dc.contributor.authorBatista, Márcia Marinspt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:04Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:56:56Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:04Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:56:56Z-
dc.date.issued2008-06pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2588-
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo geral, realizar um trabalho de pesquisa teórica de Síndrome de Burnout na função da docência, visando identificar aspectos relevantes do adoecer físico e psíquico na profissão de professor de sala de aula. E os específicos: a) fazer um levantamento da história do conceito e as definições de Síndrome de Burnout; b) identificar os sintomas de Burnout de caráter psíquico e físico que trazem a perda de motivação do professor de sala de aula; c) identificar as características da Síndrome de Burnout que mais tem sido apresentada pelo professor de sala de aula, por meio de entrevista elaborada pela autora. As entrevistas ocorreram com duas professoras de escolas distintas na cidade satélite de Taguatinga-Brasília, da Fundação Educacional do Distrito Federal. A pesquisa foi de forma qualitativa, onde, não se orienta para a produção dos resultados finais que podem ser considerados como referencias universais, únicas e invariáveis de um determinado grupo estudado, mas para a produção de um momento teórico, que se interage ao processo de construção do conhecimento. Na identificação das características e dos sintomas vividos no fenômeno da Síndrome de Burnout no professor de sala de aula, constata-se na professora identificada por G., que existem algumas características onde demonstram exaustão emocional. Cabe destacar que, os dados colhidos na entrevista com a professora não são suficientes para diagnosticar uma Síndrome deste porte. Partindo dessas considerações, este trabalho buscou prestar sua contribuição apresentando a descrição do contexto da Síndrome de Burnout, na profissão de professor de sala de aula.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:56:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20312290.pdf.txt: 114951 bytes, checksum: d0a57ecd08dd701f066f09ea18e8394c (MD5) 20312290.pdf: 471102 bytes, checksum: 4f046e41ef1e6614e48abe921a594296 (MD5) Previous issue date: 2008-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSíndrome de Burnout-
dc.subjectDocência-
dc.subjectRelação professor-aluno-
dc.titleSíndrome de Burnout em professor na sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2008-06pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20312290.pdf460.06 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.