Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2595
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorIsidro-Filho, Antoniopt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Maria Luiza Fernandespt_BR
dc.date.accessioned2012-10-23pt_BR
dc.date.accessioned2012-10-30T18:08:05Zen_US
dc.date.accessioned2013-05-09T20:56:57Z-
dc.date.available2012-10-23pt_BR
dc.date.available2012-10-30T18:08:05Zen_US
dc.date.available2013-05-09T20:56:57Z-
dc.date.issued2007-11pt_BR
dc.identifier.citationARAÚJO, Maria Luiza Fernandes. Suporte a transferência e impacto do treinamento no trabalho em uma organização do ramo de energia elétrica. 2007. 65 f. Monografia (Graduação em Psicologia) – Faculdade de Ciências da Educação e Saúde, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2007.-
dc.identifier.uri https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2595-
dc.description.abstractO presente estudo teve por objetivo principal investigar as percepções de impacto do treinamento no trabalho e suporte à transferência dos funcionários da Eletronorte e analisar as possíveis relações existentes entre estes e as variáveis demográficas e funcionais. Sabe-se que a aprendizagem é necessária, mas não é essencial para que haja uma mudança no desempenho do indivíduo treinado, sendo necessário um conjunto de condições que o apoiem para que ele consiga transferir o aprendizado para o trabalho. O suporte à transferência é a percepção dos treinados acerca do apoio organizacional para o uso eficaz das novas competências. O impacto do treinamento traduz os efeitos produzidos pelo evento instrucional nos níveis de desempenho. A pesquisa de caráter descritivo e prático, utilizou-se de um instrumento de avaliação de impacto da empresa, que foi aplicado em 120 funcionários, três meses após o término do treinamento analisado. O instrumento foi subdividido em três partes: a primeira investigava o impacto em profundidade, ou seja, o resultado dos novos conhecimentos no desempenho de tarefas relacionadas com o treinamento; a segunda, o suporte à transferência que foi subdividido em apoio psicossocial, apoio com recursos materiais e apoio com oportunidades para aplicação e; a terceira, o impacto em amplitude, ou seja, o resultado do treinamento em desempenhos genéricos. As análises descritivas demonstraram que os funcionários percebem a influência do treinamento em atividades diretamente relacionadas com ele; algumas vezes percebem as ações organizacionais de suporte à transferência e; percebem, moderadamente, que o treinamento produziu efeitos gerais no desempenho. As análises de regressão representaram que os fatores de apoio psicossocial e apoio com oportunidades exercem influência sobre o desempenho relacionado com as tarefas ensinadas no treinamento (impacto em profundidade); quanto ao impacto em amplitude, os fatores que influenciam as mudanças nos desempenhos genéricos, são o apoio psicossocial e o suporte material. As variáveis demográficas e funcionais não foram identificadas como preditoras de impacto em profundidade e nem como de impacto em amplitude. Os resultados confirmam a relevância do papel que as condições contextuais do trabalho têm de garantir que os treinamentos proporcionados sejam efetivos e eficazes nas mudanças de desempenho. Ao final do estudo, foram apresentadas suas limitações e recomendações acerca do tema.-
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-05-09T20:56:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20326560.pdf.txt: 135236 bytes, checksum: 614111909c9494194589bb14ba3cfd4a (MD5) 20326560.pdf: 832910 bytes, checksum: eff552930290323b64a7812c98bd4a84 (MD5) Previous issue date: 2007-07en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTreinamento e desenvolvimento-
dc.subjectDesenvolvimento e educação-
dc.subjectImpacto do treinamento no trabalho-
dc.subjectSuporte à transferência de treinamento-
dc.titleSuporte a transferência e impacto do treinamento no trabalho em uma organização do ramo de energia elétricapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.date.criacao2007-11pt_BR
Appears in Collections:PSI - Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20326560.pdf813.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.